Quando o assunto é saúde e beleza da pele, sem dúvidas, alguém mencionará as qualidades rejuvenescedoras do colágeno.
Essa proteína é produzida pelo próprio organismo e responsável, principalmente, pela estruturação dos tecidos conjuntivos, dando firmeza, elasticidade e resistência. Além disso, auxilia no bom funcionamento do corpo, como na manutenção do sistema imunológico.
Porém, com o passar dos anos, a produção natural do colágeno tende a ficar mais lenta e diminuir, o que pode provocar o surgimento de linhas de expressão, rugas, dores nas articulações, entre outros problemas.
Para prevenir e evitar os sintomas da falta dessa substância, o ideal é fazer uma reposição de colágeno via suplementação em conjunto com uma dieta equilibrada. Mas qual o melhor colágeno para isso?
Quer saber mais sobre a suplementação e os tipos existentes? Continue lendo e confira!
Como funciona a suplementação com colágeno?
A suplementação com colágeno é muito simples de ser feita e, ainda, traz vantagens à saúde, por atuar em diferentes áreas do organismo.
Geralmente, a forma mais comum de consumo é em pó, que pode ser adicionado em líquidos, como água ou leite, mas também pode ser encontrado em cápsulas ou comprimidos.
Essa ingestão visa continuar estimulando a sustentação dos tecidos conjuntivos, por exemplo, para que os sintomas da queda de produção natural sejam prevenidos ou até mesmo evitados.
Isso é percebido na preservação da flexibilidade das articulações, recuperação dos músculos, elasticidade e hidratação da pele.
Quais são os tipos de colágeno?
Existe uma variação de tipos de colágenos quando o assunto é a suplementação, e cada um deles agrega vantagens diferentes ao organismo.
Por isso, destacamos os principais produtos para auxiliar sua escolha e te ajudar a alcançar seu objetivo com a reposição.
A seguir, conheça os benefícios do colágeno, os tipos, as singularidades e o que as variações da proteína podem oferecer ao corpo.
Colágeno com ácido hialurônico
O colágeno com ácido hialurônico é uma fórmula que reúne dois poderosos nutrientes que auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce.
Além disso, essa união agrega um aspecto mais liso e macio à pele, contribuindo com uma textura mais aveludada. O ácido hialurônico é um componente que retém água na derme e, deste modo, preenche os espaços entre as células, resultando em uma pele mais hidratada.
Todas essas qualidades geram uma pele mais saudável, livre das rugas e marcas de expressão, além de contribuir com a prevenção da flacidez.
Colágeno tipo 2
Já o colágeno tipo 2 é um suplemento que visa a manutenção e a saúde das articulações, cartilagens, ossos, órgãos, tendões, ligamentos e músculos, principalmente as regiões que sofrem muita pressão.
Esse tipo de proteína ajuda na prevenção e tratamento de problemas ou doenças articulares, dos ossos e cartilagens, como: osteoporose, fibromialgia, osteoartrite, artrite, luxação e inflamações, favorecendo o fortalecimento dos tecidos cartilaginosos.
Seu poder de ação também contribui na recuperação muscular, no pós-treino e no tratamento de fraturas e cicatrizes.
Colágeno hidrolisado Lac&Gest
O público formado por gestantes e lactantes também precisa de cuidados suplementares e, por isso, pode contar com o colágeno Lac&Gest Renova Be.
Esse suplemento, além do colágeno, conta com vitaminas do complexo B e ácido fólico, que auxiliam no desenvolvimento saudável do bebê, auxiliando na formação mais sadia do sistema nervoso e cognitivo, do coração, do aparelho circulatório e digestivo.
E, para a futura mamãe, o suplemento ajuda a aliviar as dores oriundas do peso da gravidez, que geralmente pode afetar a coluna, lombar e as articulações, além de favorecer o fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados.
Colágeno Verisol®
O último tipo de suplementação é o colágeno Verisol®, que possui poder de atuação de dentro para fora, contribuindo com a reconstrução da pele — começando da camada mais profunda até atingir a superfície.
Dessa forma, o colágeno Verisol® consegue estimular a produção de colágeno do organismo, facilitando a reposição. Ainda promove elasticidade e firmeza à pele, o que minimiza e previne as rugas e linhas de expressão, além de colaborar com a suavização e tratamento das celulites.
Outro benefício da proteína é ajudar na nutrição e crescimento mais saudáveis e fortes de cabelos e unhas, evitando fios ressecados e unhas quebradiças.
Como inserir o colágeno na rotina?
Tomar colágeno não tem mistério, basta inserir um horário na rotina para tomar a dosagem recomendada e pronto!
O ideal, antes de consumir o suplemento, é conversar com um profissional (médico ou nutricionista) para que juntos identifiquem as reais necessidades. Dessa forma, o especialista traçará a melhor estratégia de consumo com o tipo de colágeno mais adequado para cada caso.
Em relação a escolher qual o melhor horário para tomar colágeno, deve-se considerar que o consumo da proteína junto a outro alimento que contenha proteínas pode atrapalhar a absorção pelo organismo.
Neste caso, ingeri-lo entre as refeições é o mais indicado. Assim, o suplemento tem a absorção completa e, ainda, pode ser consumido em qualquer período do dia.
Mas atenção: podem ocorrer efeitos colaterais do colágeno no organismo caso haja uso exagerado da proteína, o que pode desencadear quadros alérgicos, azia e náuseas.
Qual o melhor colágeno?
Não tenha mais dúvida de onde achar o melhor colágeno para pele, articulações e cartilagens: venha para a Renova Be!
Aqui cada suplemento é pensado, elaborado e desenvolvido para atender as carências de cada indivíduo. Além disso, todos os suplementos contam com ingredientes 100% naturais e selecionados, com alto nível de qualidade.
Ainda possuem o selo de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), demonstrando segurança no consumo e garantindo a qualidade dos produtos.
Referências
PORFÍRIO, Elisângela; FANARO, Gustavo Bernardes. Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbgg/a/fk95TfhxB7mPsmqYRDdHH8K/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 4 ago. 2023.
SILVA, Tatiane Ferreira da; PENNA, Ana Lúcia Barretto. Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais. Revista do Instituto Adolfo Lutz, 2012. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/122273. Acesso em: 4 ago. 2023.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Tomar Colágeno. [S. l.], [S. D.]. Disponível em: https://www.sbd-sp.org.br/geral/tomar-colageno/. Acesso em: 4 ago. 2023.
SOUZA, Sueli Pereira da Silva; LIMA, Vitória Pereira; PORFÍRIO, Polyana Martins Neiva; LOPES, Francícero Rocha. Os benefícios do ácido hialurônico no tratamento do envelhecimento facial: uma revisão integrativa. E-Acadêmica, 9 ago. 2023. Disponível em: https://eacademica.org/eacademica/article/view/437. Acesso em: 4 ago. 2023.
VARANI, James; DAME, Michael K.; RITTIE, Laure; FLIGIEL, Suzanne EG; KANG, Sewon; FISHER, Gary J.; VOORHEES, John J. Decreased Collagen Production in Chronologically Aged Skin. National Library of Medicine, 2006. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1606623/. Acesso em: 4 ago. 2023.
FRANZEN, Jaqueline Maisa; SANTOS, Juliangela Mariane Schröeder Ribeiro dos; ZANCANARO, Vilmair. Colágeno: uma abordagem para a estética. Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/ries/article/view/161. Acesso em: 7 ago. 2023.
LOPES, Ana Luiza Costa; MARQUES, Janaina Quirino; SILVA, Debora Parreiras da. Colágeno hidrolisado no combate ao envelhecimento cutâneo. Revista Saúde em Foco, 2019. Disponível em: http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2019/11/COL%C3%81GENO-HIDROLISADO-NO-COMBATE-AO-ENVELHECIMENTO-CUT%C3%82NEO-.pdf. Acesso em: 7 ago. 2023.
SILVA, Tatiane Ferreira da; PENNA, Ana Lúcia Barretto. Colágeno: características químicas e propriedades funcionais. Revista do Instituto Adolfo Lutz, 2012. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/122273. Acesso em: 7 ago. 2023.