Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como tomar colágeno? Conheça os benefícios!

Mulher loira na cozinha com copo na mão
Saiba agora como tomar colágeno

Sabemos que uma das consequências do envelhecimento é a diminuição da produção de colágeno. Por isso, com o tempo, a densidade dos ossos diminui, os músculos ficam flácidos, os ligamentos perdem a elasticidade e a pele fica sem viço. 

Por isso, buscamos métodos para suprir a carência dessa proteína. Um exemplo é a suplementação de colágeno hidrolisado, que evita e combate os efeitos da redução que o corpo sofre.proteína.

Quer saber como tomar colágeno da maneira correta para desfrutar dos benefícios que a substância oferece? Então, este artigo é para você. Continue lendo e confira!

O colágeno hidrolisado é um tipo da proteína, que passou por um processo de hidrólise. Nele, ocorre a quebra das moléculas em fragmentos menores, facilitando a sua absorção pelo organismo.

A combinação de aminoácidos em sua estrutura estimula a síntese de colágeno nas cartilagens e na matriz extracelular de outros tecidos. Ou seja, o colágeno hidrolisado estimula a produção natural da substância no organismo.

Vale destacar que o colágeno é a maior proteína fibrosa e insolúvel encontrada na pele. Ele é formado por pequenos peptídeos enriquecidos com aminoácidos específicos: a glicina, a prolina e a hidroxiprolina.

E o melhor: quando bem digerido, ele se acumula nas cartilagens, trazendo diversos benefícios para o organismo.

Qual a diferença do colágeno hidrolisado para o tradicional?

O colágeno hidrolisado é uma substância que, quando suplementada, pode ajudar a repor a quantidade da proteína no organismo e melhorar a saúde e a aparência de algumas estruturas do corpo.

A principal diferença desse formato da proteína para o tradicional é a maneira como são produzidos: o colágeno é sintetizado naturalmente pelo organismo, principalmente para compor os tecidos conjuntivos e de sustentação, enquanto o colágeno hidrolisado é artificialmente quebrado em partes menores.

O processo de hidrólise, que corresponde à quebra das moléculas maiores da proteína, acontece quimicamente no colágeno extraído de origem animal e resulta no suplemento que ingerimos para suprir a diminuição da produção natural da substância.

Para que serve o colágeno hidrolisado?

O colágeno hidrolisado é uma maneira encontrada de facilitar a absorção das moléculas de colágeno através da suplementação, tendo em vista que a proteína em seu estado natural é muito grande para ser absorvida quando não é produzida pelo próprio organismo. 

Esse formato da proteína hidrolisada estimula a produção do colágeno natural no corpo, trazendo diversos benefícios à saúde da pele, das articulações, dos ossos e músculos, principalmente, amenizando os efeitos da falta dessa substância. 

Com o tempo, a produção natural do colágeno diminui no organismo, acarretando sinais de envelhecimento como a perda da elasticidade da pele, menos flexibilidade no corpo e mais atrito nas articulações. 

Por isso a suplementação do colágeno hidrolisado desempenha um papel tão importante no corpo humano, principalmente depois dos 35 anos, quando essa produção é reduzida de forma mais significativa.

Quais são os benefícios do colágeno hidrolisado?

Suplementar essa proteína que auxilia em tantos aspectos do bom funcionamento do organismo pode trazer vários benefícios, principalmente estéticos, devido a sua atuação ser mais profunda. Confira!

Melhora a saúde da pele

Assim como o colágeno tradicional, o hidrolisado ajuda a manter a elasticidade, hidratação e firmeza da pele, prevenindo o surgimento de rugas, linhas de expressão e flacidez.

Fortalece unhas e cabelos

O colágeno hidrolisado também é um componente fundamental na formação de unhas e cabelos, colaborando para deixá-los mais fortes e saudáveis.

Protege as articulações

A suplementação com colágeno hidrolisado pode ajudar a prevenir a degeneração e o desgaste das cartilagens que revestem as articulações.

Acelera a recuperação muscular

O colágeno hidrolisado também é necessário aos músculos e tendões, e sua suplementação pode acelerar a recuperação após atividades físicas intensas.

Reduz a dor nas articulações

A reposição de colágeno hidrolisado pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação nas articulações, especialmente nas pessoas com osteoartrite.

Melhora a saúde óssea

A suplementação com colágeno hidrolisado pode auxiliar a melhorar a densidade óssea e prevenir a osteoporose. Além disso, tem efeito protetor da cartilagem articular, proporcionando alívio sintomático em quadros de dor. 

Saiba mais: o colágeno tipo 2 possui diversos benefícios para a saúde das articulações e dos ossos.

Quando devo começar a tomar o suplemento?

A decisão de começar a tomar suplementos de colágeno hidrolisado deve passar por um nutricionista ou médico. Esses profissionais de saúde podem avaliar suas necessidades individuais e determinar se o produto é apropriado para você.

Em geral, não há um momento específico para começar a tomar colágeno hidrolisado, pois isso depende de cada caso e dos objetivos da pessoa. Podemos optar por tomar colágeno para manter a saúde da pele, usá-lo para prevenir, promover a saúde das articulações ou reduzir a dor muscular.

No entanto, lembre-se de que os suplementos de colágeno não substituem uma alimentação equilibrada. Eles devem ser um complemento para a dieta e o estilo de vida saudável. Além disso, escolha um suplemento de colágeno de qualidade e siga as instruções de dosagem recomendadas pelo fabricante e pelo profissional de saúde.

O colágeno hidrolisado oferece muitos benefícios para o organismo. Por isso, procure um médico para entender como a suplementação de colágeno pode ajudar a alcançar seus objetivos.

Para potencializar ainda mais os cuidados com a pele, que tal conhecer os séruns Renova Be? Junto à suplementação do melhor colágeno com ácido hialurônico do Brasil, você previne o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Confira em nosso site!

Deixe seu comentário