Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Quais são os benefícios do colágeno? Confira como cada colágeno se comporta no corpo e quais são os benefícios de cada um!

Jovem branca aplicando creme facial no rosto

São inúmeros os benefícios do colágeno, mas você sabe diferenciar os tipos e como cada um age no organismo? Será que todos possuem a mesma funcionalidade ou existem distinções?

Continue lendo este post para descobrir isso e muito mais!

Afinal, para que serve o colágeno?

O colágeno é uma proteína fundamental para manter a estruturação de todos os tecidos conjuntivos do corpo, como: pele, cartilagem, articulações, ligamentos, tendões, ossos, músculos, veias e córneas.

Tem também um papel importante no bom funcionamento do sistema imunológico, auxiliando na barreira de defesa da pele, na saúde cardiovascular e na parede intestinal.

Benefícios do colágeno com ácido hialurônico

Os benefícios do colágeno com ácido hialurônico trazem impactos positivos em todo o corpo: na pele, nas unhas e nos cabelos.

Isso porque o suplemento tem o efeito potencializado com o auxílio do ácido hialurônico, que possui a capacidade de reter mais água na pele, elevando seu poder hidratante.

A seguir, confira mais detalhes sobre isso!

Diminui rugas e linhas de expressão

O colágeno com ácido hialurônico ajuda no combate ao envelhecimento, retardando o processo ou reduzindo os efeitos.

Dessa forma, suaviza e previne o surgimento de linhas de expressão e rugas, resultando em uma pele mais jovem, hidratada e com um brilho natural.

Mantém a elasticidade da pele

Devido às suas propriedades, o suplemento atua diretamente nos tecidos conjuntivos, principalmente na derme.

Sua ação fornece mais elasticidade, firmeza, hidratação e resistência à pele, garantindo a formação de fibras que dão estrutura e sustentação.

Auxilia no combate à celulite

O consumo do colágeno com ácido hialurônico melhora o aspecto de casca de laranja e suaviza as ondulações proporcionadas pelas celulites.

Fortalece cabelos e unhas

Por fazer parte do tecido conjuntivo, o couro cabeludo também é beneficiado pela ação do suplemento.

A proteína contribui para um crescimento mais forte e saudável de unhas e cabelos, conferindo aos fios mais maciez e brilho.

Benefícios do colágeno tipo 2

Os benefícios oferecidos pelo colágeno tipo 2 possuem mais eficácia nas articulações, ossos, músculos e cartilagens, contribuindo para a manutenção e saúde.

Isso porque a proteína é parte integral na formação e desenvolvimento de cada um, sendo essencial para a sua estruturação.

Agora, conheça mais alguns benefícios específicos do colágeno tipo 2!

Melhora a saúde articular

Com a ingestão diária, o colágeno tipo 2 ajuda a manter a integridade das cartilagens, evitando possíveis atritos com os ossos.

Isso reduz as chances de ocorrer desgastes ou inflamações entre as regiões porque a proteína se transforma em uma “mola”, amortecendo os movimentos corporais, e, ao mesmo tempo, protege as articulações.

Fortalece os ossos e cartilagens

O colágeno tipo 2 também auxilia na reposição de colágeno, principalmente nas regiões que sofrem alta pressão.

E, através dessa ação, o colágeno colabora na prevenção e redução de deteriorações nos ossos e cartilagens. Além disso, favorece o bom desenvolvimento ósseo e fortalece o esqueleto.

Aumento da flexibilidade

Por atribuir mais firmeza, hidratação e elasticidade às articulações e cartilagens, o colágeno tipo 2 proporciona mais flexibilidade, aumentando a mobilidade do corpo e prevenindo lesões.

Inclusive é indicado para quem pratica atividades físicas porque ajuda na recuperação muscular no pós-treino.

Reduz as dores nas articulações 

O colágeno tipo 2 possui efeito anti-inflamatório, reduzindo a ação de radicais livres, isentando as articulações de toxinas e minimizando dores e inflamações.

Ainda diminui outros tipos de dores, como: as causadas por excesso de peso, pela prática de exercícios físicos e de doenças reumáticas, como: osteoartrose, osteoporose, fibromialgia e outras doenças degenerativas.

Benefícios do colágeno Verisol

Os benefícios do colágeno Verisol® abrangem a saúde da pele como um todo, atuando de dentro para fora, desde a sua camada mais profunda.

Além disso, os resultados são significativos e podem ser notados a partir da quarta semana de uso contínuo. Abaixo, veja mais sobre suas vantagens!

Aumenta a elasticidade

O Verisol® ajuda a estimular a síntese celular, favorecendo a produção da proteína natural do corpo. Através dessa ação, o suplemento ajuda a garantir mais elasticidade à pele, dando maior firmeza e densidade.

Melhora a aparência

Para garantir mais firmeza, hidratação e elasticidade, o Verisol® colabora com a melhora da estrutura da superfície da pele, reduzindo e suavizando marcas e linhas de expressão, o bigode chinês e as rugas.

Reduz a celulite

O uso do Verisol® ajuda a melhorar a densidade da pele e sua superfície, atribuindo firmeza. Isso minimiza a aparência das celulites, suavizando seu aspecto áspero de “casca de laranja”, e, ainda, melhora o aspecto da flacidez.

Unhas mais saudáveis

Os benefícios do colágeno Verisol® também auxiliam no crescimento mais saudável, veloz e forte das unhas.

Benefícios do colágeno hidrolisado Lac&Gest

Para gestantes e lactantes, também é possível fazer uma suplementação de colágeno, auxiliando a saúde das mães e filhos.

Neste caso, o recomendado é o colágeno Lac&Gest Renova Be, que agrega benefícios à gestação. Confira a seguir!

Sistema nervoso saudável

O Lac & Gest contém ácido fólico que ajuda na formação cerebral do bebê, diminuindo as possibilidades de malformação do cérebro, coluna espinhal e tubo neural.

Alívio de dores e desenvolvimento sadio

Os benefícios do suplemento ajudam a aliviar dores geradas pelo peso da gestação e promovem o desenvolvimento mais saudável dos sistemas circulatório, cognitivo e cardiovascular do bebê.

Saúde da mamãe e do bebê em dia

Devido às suas propriedades, o suplemento auxilia na prevenção de infecções, anemias e doenças crônicas que podem prejudicar a saúde do bebê e da mamãe.

Sistema imunológico fortalecido

Devido às vitaminas do complexo B e ácido fólico, o Lac&Gest dá suporte no aumento da imunidade, impedindo que vírus e bactérias se alojem no corpo da mãe, evitando gripes e resfriados.

Utilizar bioestimulador de colágeno funciona?

Sim! Os benefícios dos bioestimuladores de colágeno melhoram a aparência da pele, agindo da camada mais profunda da derme até a sua superfície.

O colágeno é ideal para quem visa recuperar o volume facial, a elasticidade e a firmeza da pele, readquirindo uma textura mais jovem.

Além disso, ajuda a preencher áreas fundas do rosto, melhora manchas de acnes, catapora e cicatrizes, suaviza rugas e marcas de expressão e, ainda, combate a celulite e a flacidez.

Referências

FRANZEN, Jaqueline Maisa; SANTOS, Juliangela Mariane Schröeder Ribeiro dos; ZANCANARO, Vilmair. Colágeno: uma abordagem para a estética. Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/ries/article/view/161. Acesso em: 8 ago. 2023.

LIMA, Marcelo Marques de Souza; DINIZ, Carolina Prado; SOUZA, Alex Sandro Rolland; MELO, Adriana Suely de Oliveira; NETO, Carlos Noronha. Ácido fólico na prevenção de gravidez acometida por morbidade fetal: aspectos atuais. Biblioteca Virtual em Saúde, 2009. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-545672. Acesso em: 8 ago. 2023.

LOPES, Ana Luiza Costa; MARQUES, Janaina Quirino; SILVA, Debora Parreiras da. Colágeno hidrolisado no combate ao envelhecimento cutâneo. Revista Saúde em Foco, 2019. Disponível em: http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2019/11/COL%C3%81GENO-HIDROLISADO-NO-COMBATE-AO-ENVELHECIMENTO-CUT%C3%82NEO-.pdf. Acesso em: 8 ago. 2023.

OLIVEIRA, Cristiane Carla de; TEODORO, Walcy Rosolia; VELOSA, Ana Paula Pereira; YOSHINARI, Natalino Hajime. Auto-imunidade e colágeno V. Revista Brasileira de Reumatologia, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbr/a/MkH7fgF8JBnB9KtzvNzPjvy/#. Acesso em: 8 ago. 2023.

PACHECO, Sâmya Silva; BRAGA, Cynthia; SOUZA, Ariani Impieri de; FIGUEIROA, José Natal. Efeito da fortificação alimentar com ácido fólico na prevalência de defeitos do tubo neural. Revista de Saúde Pública, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/3P4KkCDSZ9q5mFyGCYkJfSk/?lang=pt#. Acesso em: 8 ago. 2023.

SILVA, Tatiane Ferreira da; PENNA, Ana Lúcia Barretto. Colágeno: características químicas e propriedades funcionais. Revista do Instituto Adolfo Lutz, 2012. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/122273. Acesso em: 8 ago. 2023.

SIQUEIRA, Silmara. Bioestimuladores de colágeno e seus benefícios contra os sinais do envelhecimento facial. Faculdade Sete Lagoas, 2022. Disponível em: https://faculdadefacsete.edu.br/monografia/files/original/a5b8cdb6a87c913598d23556910508c8.pdf. Acesso em: 8 ago. 2023.

VESSOZI, Sileny da Rosa Abi. Os benefícios do ácido hialurônico no uso clínico facial: uma revisão de literatura. Faculdade Sete Lagoas, 2021. Disponível em: https://faculdadefacsete.edu.br/monografia/files/original/fe65312b9ae87cf8c34477bf17a73222.pdf. Acesso em: 8 ago. 2023.

 

Deixe seu comentário