O colágeno é uma proteína essencial para o organismo, porque desempenha papéis importantes em toda sua extensão, contribuindo na manutenção e saúde dos órgãos.
Essa substância é constituída por 27 tipos de proteínas encontradas nos tecidos conjuntivos de nosso corpo, como ossos, dentes, cartilagens, ligamentos, pele, músculos, tendões, órgãos, veias, entre outros.
Embora seja uma proteína produzida naturalmente pelo próprio organismo, com o passar do tempo essa síntese diminui, o que implica no surgimento de algumas disfunções em partes do corpo.
Devido à sua função de ajudar a manter as células firmes e unidas, o colágeno colabora com a formação de alguns tecidos, como cartilagens, ossos e ligamentos, que fazem parte das articulações, ditando o desempenho da nossa mobilidade e flexibilidade.
O colágeno deixa os ossos sadios, fortes e firmes, melhorando o desempenho do corpo ao realizar tarefas cotidianas, principalmente as que requerem mais esforços físicos, podendo, inclusive, amenizar o risco de lesões.
Assim, o colágeno favorece não só a elasticidade de movimento do corpo, como atua também na resistência e firmeza da pele, prevenindo as marcas do envelhecimento e o surgimento de linhas de expressão, rugas e estrias.
Vale ressaltar que existem alguns tipos de colágenos, e que cada um tem um papelno corpo, atribuindo mais benefícios para determinados casos, como detalhamos abaixo.