Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Colágeno para os ossos: características, importância e como utilizar

Mulher de idade com a mão na lateral da barriga sentindo um desconforto
Saiba qual a importância do colágeno para ossos

O colágeno para os ossos é tão importante quanto para a pele, articulações e o bom funcionamento do organismo. Essa substância agrega na manutenção da saúde dos tecidos de sustentação, e proporciona mais mobilidade, força, capacidade e resistência física.

Os ossos são parte fundamental na sustentação do corpo, ao auxiliarem na proteção dos órgãos vitais e na locomoção. Porém, com o passar dos anos, eles enfraquecem, principalmente pela diminuição da produção natural de colágeno no organismo.

Neste conteúdo, você conhecerá mais sobre as características, os tipos, importância e como utilizar o colágeno em prol da saúde dos ossos. Acompanhe!

O colágeno é uma proteína essencial para o organismo, porque desempenha papéis importantes em toda sua extensão, contribuindo na manutenção e saúde dos órgãos.

Essa substância é constituída por 27 tipos de proteínas encontradas nos tecidos conjuntivos de nosso corpo, como ossos, dentes, cartilagens, ligamentos, pele, músculos, tendões, órgãos, veias, entre outros.

Embora seja uma proteína produzida naturalmente pelo próprio organismo, com o passar do tempo essa síntese diminui, o que implica no surgimento de algumas disfunções em partes do corpo.

Devido à sua função de ajudar a manter as células firmes e unidas, o colágeno colabora com a formação de alguns tecidos, como cartilagens, ossos e ligamentos, que fazem parte das articulações, ditando o desempenho da nossa mobilidade e flexibilidade.

O colágeno deixa os ossos sadios, fortes e firmes, melhorando o desempenho do corpo ao realizar tarefas cotidianas, principalmente as que requerem mais esforços físicos, podendo, inclusive, amenizar o risco de lesões.

Assim, o colágeno favorece não só a elasticidade de movimento do corpo, como atua também na resistência e firmeza da pele, prevenindo as marcas do envelhecimento e o surgimento de linhas de expressão, rugas e estrias.

Vale ressaltar que existem alguns tipos de colágenos, e que cada um tem um papelno corpo, atribuindo mais benefícios para determinados casos, como detalhamos abaixo. 

Tipos de colágeno

  • Colágeno tipo 1: o mais comum entre os colágenos, é indicado para os cuidados da pele, dos cabelos e das unhas. Ajuda em sua resistência e favorece a diminuição de linhas de expressão e previne o surgimento de rugas;
  • Colágeno tipo 2: essa variação atua na construção dos tecidos do corpo, sendo indicada para auxiliar a promoção da saúde e manutenção das articulações, cartilagens, ossos, tendões e ligamentos;
  • Colágeno tipo 3: esse tipo de colágeno tem a função de constituir as fibras reticulares do corpo;
  • Colágeno tipo 4: está ligado ao processo de sustentação e filtração, por isso, é localizado nos rins, na cápsula do cristalino (olhos) e na lâmina basal.

Qual a importância do colágeno para os ossos?

A importância do colágeno para os ossos está relacionada à sua participação na formação, manutenção e saúde dos ligamentos, tendões e cartilagens que, consequentemente, contribuem para manter os ossos sadios.

A proteína fornece resistência, sustentação e elasticidade aos tecidos conjuntivos, favorecendo o deslizamento entre os ossos e evitando possíveis atritos entre eles durante os movimentos corporais. Dobrar joelhos, cotovelos, abaixar e levantar, exercícios físicos, são exemplos. Como consequência, isso previne o desgaste do sistema esquelético.

A cartilagem, na qual o colágeno é mais presente, é um tipo de tecido conjuntivo que atua principalmente na absorção de impactos provenientes dos movimentos do corpo. Dessa forma, ao consumir a proteína na intenção de ajudar em sua saúde, o colágeno consegue agir como se fosse uma mola.

Quais doenças afetam os ossos?

Apesar de muito enfatizado, não é apenas o fator idade que contribui para a redução do colágeno no metabolismo. A poluição, a radiação ultravioleta, o tabagismo, o sedentarismo e uma alimentação inadequada também influenciam na diminuição da produção da proteína. Isso afeta as regiões em que ela é essencial para o bom funcionamento.

Como consequência, o desgaste nas cartilagens pode gerar o aparecimento de algumas lesões e problemas, devido ao enfraquecimento do sistema esquelético e das articulações. Por isso, ao implementar a suplementação de colágeno na sua rotina, você também previne algumas doenças, como as que citamos a seguir.

Osteoporose

A osteoporose é uma doença que pode atingir pessoas de qualquer idade, sendo  mais comum em mulheres na pós-menopausa. Essa doença torna os ossos mais porosos, reduzindo a sua densidade e resultando em uma condição de ossos frágeis que pode ocasionar fraturas em qualquer parte do corpo.

As fraturas causadas pela osteoporose podem afetar a mobilidade e impactar a qualidade de vida social, emocional e financeira. Uma fratura na região do quadril, por exemplo, resulta na perda de mobilidade e requer cuidados em longo prazo. 

Já no caso de fraturas vertebrais, a qualidade de vida é afetada devido às dores e à redução da função pulmonar e da estatura. Além de restringir o movimento e aumentar as chances de acontecer novas quedas e fraturas.

Geralmente as pessoas descobrem a osteoporose após sofrerem algum tipo de fratura, mas é uma doença que pode dar alguns sinais, como dor crônica e ossos ou membros com aspectos deformados. Contudo, para diagnosticar a condição são necessários exames de densitometria óssea, entre outros.

Osteopenia

A osteopenia é um problema que envolve a perda da massa nos ossos, comprometendo a sua resistência. Essa doença surge em consequência do desequilíbrio dos processos constantes de renovação que os ossos realizam em sua manutenção.

A condição geralmente é assintomática e, normalmente, é descoberta quando os ossos já estão danificados pela osteoporose. Por isso, o ideal para evitar osteopenia é realizar exames preventivos para obter um diagnóstico precoce e evitar o avanço do problema.

Osteoartrite

A osteoartrite é uma doença crônica de caráter degenerativo, o que compromete e causa danos na cartilagem e nos tecidos do corpo, trazendo dores, rigidez e perda da mobilidade. Ela ocorre devido à destruição lentamente, mas progressiva, da cartilagem com o estreitamento do espaço articular, formação de osteófitos, esclerose óssea e sinovite.

Seus sintomas são dores, que podem se agravar conforme o esforço físico, amenizadas com repouso, e rigidez nas articulações que pode causar a diminuição da mobilidade do local.

Quais são os nutrientes essenciais para os ossos?

Os ossos do nosso corpo são compostos por matéria orgânica, formada por fibras de colágeno e células ósseas (ou osteócitos), assim como por minerais (fosfato tricálcico, carbonato de cálcio e de fosfato de magnésio) e água. A parte orgânica da formação óssea possui a função de contribuir com a resistência e elasticidade, já os minerais ajudam na dureza e rigidez.

O colágeno é a principal proteína dos ossos, responsável pelo seu desenvolvimento e saúde, atuando diretamente na manutenção da estrutura. Geralmente quando uma doença surge no sistema esquelético, pode estar relacionada com a falta dessa proteína.

Além disso, é essencial ingerir nutrientes para garantir a saúde dessa estrutura, como cálcio, fósforo, vitamina D, A e K, potássio, magnésio e sódio. As proteínas, os lipídios e o ômega 3 também contribuem para manter o metabolismo ósseo sadio.

Ao investir em uma dieta equilibrada e com a ingestão desses nutrientes, via alimentos e suplementos, os ossos ficarão mais saudáveis e fortalecidos.

Qual o melhor tipo de colágeno para os ossos?

O colágeno tipo 2  é o mais indicado para estimular e manter a saúde óssea. Isso porque ele age em lugares que precisam exercer maiores pressões, como nas articulações e cartilagens.

No entanto, a dose diária do colágeno tipo 2 pode variar conforme a necessidade e o objetivo da ingestão da proteína. 

Esse tipo de colágeno exerce uma função de mola, ajudando a absorver os impactos nas partes do corpo, como os joelhos, suportando o peso ao receberem pressão, por exemplo. Além disso, ele é indicado para o tratamento de osteoartrite, contribuindo no alívio das dores, na melhora da rigidez e da função física.

Os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado também contribuem com a saúde dos ossos. Esse tipo de colágeno auxilia a elevar a densidade mineral óssea, resultando em uma ação protetora para a cartilagem articular. Além de favorecer a construção óssea e diminuir o risco de degradação do tecido dos ossos. Também pode ser recomendado para tratamentos de doenças articulares, como osteoporose e osteoartrite.

Para quem é indicado o colágeno para os ossos?

O colágeno pode ser recomendado para qualquer pessoa maior de idade, por ser uma proteína essencial para manter os ossos saudáveis.

No entanto, é indicado principalmente para pessoas que precisam incluir maiores quantidades da proteína no seu dia a dia, como atletas, idosos e mulheres na pré e pós-menopausa, assim como para quem realiza tratamentos de doenças osteoarticulares.

Atletas

O consumo do suplemento de colágeno é importante para os atletas, porque previne o desgaste da estrutura óssea, devido aos exercícios físicos intensos que demandam alta força muscular e resistência muscular e óssea.

Além disso, a suplementação ajuda na prevenção de possíveis lesões e contribui positivamente no aumento de massa muscular.

Idosos

Por conta do avanço da idade, os ossos naturalmente começam a perder sua densidade, tornando-os mais vulneráveis a fraturas, lesões e doenças.

Por isso, o consumo do colágeno pelos idosos, entre outros nutrientes, ajuda a fortalecer os ossos e contribui para a mobilidade.

Mulheres na pré e pós-menopausa

Com a aproximação da menopausa, as mulheres sofrem uma redução na produção de estrogênio, um hormônio essencial para a proteção dos ossos, diminuindo a proteção óssea nessa fase.

Assim, o suplemento de colágeno atua no auxílio da manutenção da estrutura dos ossos, assim como no aumento da densidade óssea, colaborando na prevenção de fraturas.

Quando devo utilizar colágeno para os ossos?

O suplemento do colágeno pode ser utilizado em qualquer momento da vida, fazendo parte da alimentação como um complemento.

Geralmente, a dose diária de colágeno é de apenas uma cápsula, que pode ser ingerida com água, suco ou qualquer bebida de sua preferência. No entanto, essa quantidade pode variar conforme a necessidade apresentada pelo organismo, porque cada metabolismo carece de nutrientes de maneiras diferentes.

Por isso, o recomendado é conversar com um profissional da saúde, médico ou nutricionista, para a realização de uma avaliação e averiguar as reais necessidades indicadas pelo corpo. Com o resultado da avaliação em mãos, o especialista poderá indicar a forma e a quantidade adequada para suprir suas carências nutricionais.

Qual o melhor horário para tomar colágeno para os ossos?

Não existe um horário específico para tomar o colágeno, porque o suplemento pode ser ingerido próximo ou entre as refeições.

O importante é que o consumo da proteína esteja alinhado com a sua rotina e atenda ao seu propósito, o que pode ser direcionado para auxiliar no tratamento de doenças, ajudar na prevenção de dores e lesões devido a treinos intensos, entre outros. Além disso, a ingestão deve ser feita constantemente para oferecer os efeitos positivos desejados.

Vale ressaltar ainda que o suplemento do colágeno não funciona sozinho. É necessário um conjunto de ações saudáveis, como dieta equilibrada, hidratação e uma rotina de atividades físicas regulares, para que os benefícios e os resultados sejam notados.

Como comprar colágeno para os ossos?

Na Renova Be, você encontra a suplementação de colágeno para os ossos, desenvolvida com tecnologia e ingredientes de alta qualidade, proporcionando todos os benefícios que garantem a manutenção, o fortalecimento e a saúde dos ossos e do corpo.

Adquira  o seu colágeno na Renova Be e se surpreenda com a facilidade de compra e a excelência da proteína, que foi formulada para oferecer mais saúde e bem-estar.

Aproveite e conheça os demais produtos do nosso catálogo!

Deixe seu comentário