Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Colágeno hidrolisado e não hidrolisado: diferenças e benefícios

colageno hidrolisado e nao hidrolisado

A busca pela saúde dos cabelos, da pele e das unhas tem colocado em pauta a suplementação do colágeno. Com todos os benefícios que oferece, esse nutriente tem sido encontrado de diversas formas no mercado e, principalmente, utilizando tecnologias diferentes para atingir melhores resultados.

Entender quais os tipos de colágeno existem e qual a melhor opção para o seu objetivo é muito importante para que os benefícios sejam bem aproveitados. Saber, por exemplo, a diferença entre colágeno hidrolisado e não hidrolisado pode influenciar diretamente nos efeitos da proteína no seu corpo.

Mas não se preocupe: vamos esclarecer suas dúvidas sobre esse tema e muito mais. Por isso, continue lendo para descobrir!

Colágeno hidrolisado e não hidrolisado: diferenças

O colágeno, com o passar do tempo, sofre uma queda de produção natural no organismo, o que pode ser notado por problemas de saúde, como dores na articulação, pele desidratada, cabelos opacos e quebradiços, unhas fracas, assim como desenvolvimento de doenças e inflamações articulares. Por isso, é comum acontecer a suplementação desse nutriente.

A reposição de colágeno, tanto hidrolisado quanto não hidrolisado, apresenta benefícios que favorecem a manutenção e a saúde dos tecidos conjuntivos do corpo. Porém, as versões possuem algumas diferenças, como mostraremos a seguir.

Colágeno Hidrolisado

O colágeno hidrolisado tem origem animal, sendo extraído geralmente do couro bovino ou suíno. Durante a fabricação, ele passa por um processo denominado hidrólise, que utiliza altas temperaturas químicas e enzimas para fazer com que a proteína seja quebrada em moléculas pequenas.

Assim, o colágeno hidrolisado é absorvido com mais facilidade e rapidez pelo corpo, ajudando a estimular a produção da proteína natural e promovendo saúde aos tecidos conjuntivos.

Colágeno não hidrolisado

O colágeno não hidrolisado tem sua matéria-prima extraída da cartilagem e dos ossos (esterno) do frango. Sua fabricação não é feita por hidrólise, o que não causa nenhuma quebra na proteína, mantendo sua estrutura e tornando sua absorção mais lenta pelo organismo.

Por causa disso, é conhecido como colágeno não desnaturado ou tipo 2, porque é considerado um colágeno puro (in natura).

Quais são os benefícios de cada versão?

O consumo diário e contínuo, tanto do colágeno hidrolisado quanto do não hidrolisado, atribui vantagens ao corpo. Porém, para saber qual tipo se adequa à sua necessidade e atende aos seus objetivos, o ideal é conhecer os efeitos positivos proporcionados por cada um.

Por isso, listamos abaixo alguns benefícios de ambos os suplementos, para o seu melhor entendimento e distinção entre eles. Confira!

Benefícios do colágeno hidrolisado

  • Fácil absorção no organismo;
  • Agrega mais elasticidade e firmeza à pele;
  • Ajuda a fortalecer e hidratar os fios dos cabelos;
  • Auxilia no fortalecimento das unhas;
  • Contribui na melhora da estética da pele;
  • Colabora na prevenção da perda muscular;
  • Favorece o ganho de massa muscular;
  • Retarda o processo de envelhecimento cutâneo;
  • Promove redução de rugas, flacidez e linhas de expressão.

Benefícios do colágeno não hidrolisado

  • Ajuda a melhorar a mobilidade do corpo;
  • Favorece a aceleração do processo de cicatrização;
  • Atribui elasticidade e firmeza às articulações e cartilagens;
  • Auxilia na prevenção do envelhecimento das articulações;
  • Colabora na prevenção da fadiga muscular;
  • Auxilia no fortalecimento e manutenção do sistema ósseo;
  • Contribui na minimização de dores e inflamações articulares;
  • Pode ser indicado para tratamentos de osteoartrite e artrite;
  • Proporciona aumento da força das articulações para a prática de atividades físicas.

Qual é a melhor maneira de tomar colágeno hidrolisado?

Para responder a perguntas como “por quanto tempo devo tomar colágeno” ou “como devo tomar a proteína”, o ideal é pedir orientação profissional de um médico ou nutricionista.

A dosagem geral recomendada de colágeno hidrolisado é de 10g por dia, sendo misturado em 150 ml de água ou leite.

No entanto, com as recomendações do especialista, é possível determinar a melhor estratégia para tomar e inserir o suplemento no seu dia a dia, de forma natural. Assim, você pode conciliar o consumo do produto com uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos, além de direcionar o período de uso do colágeno, que pode ser de forma contínua ou por um tempo determinado.

Dessa forma, o uso do nutriente acontecerá na medida certa, sem exageros. Embora seja um alimento considerado saudável e funcional, os efeitos colaterais do colágeno, como azia ou reações alérgicas, podem se manifestar em caso de consumo excessivo.

Onde encontrar suplementos de colágeno?

Na hora de pensar em como escolher o melhor colágeno hidrolisado ou não hidrolisado, conte com quem é especialista no assunto: a Renova Be.

Todos os nossos produtos são desenvolvidos com tecnologia e ingredientes selecionados, 100% naturais, o que promove uma maior sensação de bem-estar e qualidade de vida no seu dia a dia.

A Renova Be também promove a combinação de elementos que ajudem na potencialização dos benefícios dos seus produtos, visando proporcionar ainda mais saúde. Esse é o caso do colágeno hidrolisado com vitamina C que tem ação potencializada e auxilia a estimular o processo de produção de colágeno do próprio organismo.

Essa combinação poderosa ajuda na saúde da pele, dos cabelos e das unhas, contribui na manutenção das articulações e no fortalecimento dos ossos e das cartilagens, além de combater as rugas, linhas de expressão e as celulites.

Todos os produtos Renova Be contam com o selo de qualidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que garante sua eficácia. Venha conferir e faça parte da nossa família!

 Referências:

AKIBA, Isabele Yukie. Uso da membrana de colágeno não desnaturado na cicatrização de feridas cutâneas induzidas experimentalmente em ratos wistar. Universidade Federal de Uberlândia, 27 out. 2021. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33073. Acesso em: 7 jul. 2023.

BOMBANA, Vanessa Barbieri; ZANARDO, Vivian Polachini Skzypek. Uso do colágeno hidrolisado na prevenção do envelhecimento cutâneo. Revista Perspectiva — URI Erechim, 13 dez. 2018. Disponível em: https://www.uricer.edu.br/cursos/arq_trabalhos_usuario/4897.pdf. Acesso em: 7 jul. 2023.

CARON, Vinicius Ferreira. Avaliação do efeito anti-inflamatório e condroregenerador do plasma rico em plaquetas intra-articular em comparativo ao colágeno não-desnaturado, sulfato de condroitina e sulfato de glucosamina em um modelo experimental de osteoartrite em ratos. Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná, 2019. Disponível em: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28453. Acesso em: 7 jul. 2023.

JÚNIOR, Fernando Domingos; OLIVEIRA, Denise Ap. Gonçalves de; SOARES, Veronica Cristina Gomes. Nutracêuticos: o colágeno e suas diversas combinações em produtos disponibilizados para venda. Revista de Humanidade, Ciências Sociais e Cultura, 2019. Disponível em: http://revista.isca.edu.br/index.php/revista/article/view/17. Acesso em: 7 jul. 2023.

LOPES, Ana Luiza Costa; MARQUES, Janaina Quirino; SILVA, Debora Parreiras da. Colágeno hidrolisado no combate ao envelhecimento cutâneo. Revista Saúde em Foco, 2019. Disponível em: http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2019/11/COL%C3%81GENO-HIDROLISADO-NO-COMBATE-AO-ENVELHECIMENTO-CUT%C3%82NEO-.pdf. Acesso em: 7 jul. 2023.

RODRIGUES, Ananda Mangili de Paula. Avaliação do uso de membrana de colágeno tipo II no processo de cicatrização de lesões experimentalmente induzidas em ratos Wistar. Universidade Federal de Uberlândia, 29 out. 2021. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34705. Acesso em: 7 jul. 2023.

SILVA, Tatiane Ferreira da; PENNA, Ana Lúcia Barretto. Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais. Revista do Instituto Adolfo Lutz, 2012. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/122273.  Acesso em: 7 jul. 2023.

Deixe seu comentário