Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vitamina E: o que é, para que serve e benefícios

Mãos segurando um punhado de sementes de girassol
Conheça tudo sobre a vitamina E

Todos sabem a importância que as vitaminas possuem para o funcionamento do organismo, mas, será que conhecemos tudo mesmo? Quais seus benefícios, em quais alimentos encontrá-las? São dúvidas comuns que surgem no nosso dia-a-dia.

Pois bem, neste post explicaremos sobre a vitamina E. Então, continue com a gente e esclareça agora todas as suas dúvidas!

Antes de mais nada, a vitamina E é um nutriente lipossolúvel, ou seja, é dissolvida em gordura e é importante para o organismo porque melhora o sistema imune, o cabelo, a pele, além de prevenir doenças como Alzheimer, assim como a aterosclerose — inflamação na parede das artérias do coração. 

Vale ressaltar que ela é absorvida no fígado e necessita ser consumida por suplementos e alimentação, pois o corpo humano não consegue produzi-la de maneira natural.

Para que serve a vitamina E?

Ela desempenha muitas funções no nosso organismo, porém, a principal é a ação antioxidante, responsável por proteger a membrana das células contra doenças. Além disso, o nutriente pode evitar problemas cardiovasculares, como por exemplo o infarto. Dessa forma, confira agora quais são os outros benefícios deste nutriente:

Melhora do sistema imune

O consumo equilibrado de vitamina E ajuda a melhorar o sistema imune porque atua diretamente contra moléculas que causam problemas à saúde.

Melhora a saúde dos cabelos e da pele

Em conjunto com outros nutrientes, a vitamina E consegue atuar diretamente na saúde capilar, visto que cuida da integridade e reconstrução dos fios, além de melhorar a circulação sanguínea do couro cabeludo, deixando os fios mais saudáveis. 

Não só os cabelos e unhas são beneficiados por ela. A pele também! Alguns efeitos são: redução de rugas e linhas de efeito, melhor cicatrização e prevenção do envelhecimento precoce.

Para saber mais sobre outras proteínas que atuam nessas regiões, acesse o post do Renova Be sobre colágeno.

Prevenção de doenças neurológicas

Os suplementos de vitamina E — usados com a indicação de uma nutricionista — podem prevenir e/ou auxiliar no tratamento de doenças como Alzheimer, Síndrome de Down e Parkinson, já que a deficiência está relacionada com problemas no sistema nervoso central.

Prevenção de doenças cardiovasculares

Doenças cardiovasculares são causadas por estresse e inflamações no organismo, e uma maneira de tratar isso é através de oxidantes — no caso, a vitamina E. Além disso, ela ajuda a controlar o nível de colesterol no sangue.

Melhora a resistência e força muscular

A resistência e força muscular prejudicam o tecido do corpo e uma maneira de recuperar esses danos é através da vitamina E, pois ela acelera a recuperação no pós-treino.

E outra forma de regenerar os danos do corpo causado pelo exercício físico é pelo whey protein. Se você ficou curioso para saber mais sobre esse suplemento, confira um post exclusivo da Renova Be que esclarece todas as dúvidas. E claro, visite a loja e garanta o seu!

Quantidade diária recomendada de vitamina E

A quantidade diária recomendada de consumo do nutriente é de 15 mg. 

Temos apenas três exceções: 

  1. Se o consumo de vitamina E for por suplementação e multivitamínico, a recomendação é no máximo 150 mg. 
  2. A segunda é relacionada aos idosos: para manter uma boa imunidade é recomendado o uso de 50 mg a 200 mg. 
  3. E por fim, a última exceção é para recém-nascidos ou prematuros: o pediatra pede entre 10 mg a 15 mg de vitamina E.

Excesso e contraindicações

Tudo no nosso organismo precisa estar em perfeito equilíbrio, e com a vitamina E não é diferente. Se a quantidade dessa proteína no corpo estiver acima do normal durante um longo período, a chance de ocorrer um sangramento ou AVC hemorrágico aumentam.

Por outro lado, pessoas que vão fazer cirurgia, que estão no pós-operatório, com hemorragias ativas, que estão em tratamento com radioterapia, assim como quimioterapia ou que tomam remédios anticoagulantes devem evitar ingerir vitamina E. 

Os 10 alimentos com maior quantidade de vitamina E

Alguns exemplos de onde encontrar vitamina E são os óleos vegetais, tomate seco e hortaliças verde-escuras. A nutricionista Yasmin Nardocci elaborou uma lista com os dez alimentos mais ricos em vitamina E. Portanto, confira:

  1. Semente de girassol
  2. Avelã
  3. Amêndoa
  4. Azeite de oliva
  5. Castanha de caju
  6. Amendoim
  7. Pistache
  8. Noz pecã
  9. Azeitona
  10. Abacate

Garanta sua dose de vitamina E com os colágenos Renova Be!

A rotina da maioria das pessoas é cansativa e desgastante, e uma maneira de melhorar a situação é através de uma vitamina para cansaço físico e mental, ou seja, a vitamina E!

E os colágenos da Renova Be possuem esse nutriente em sua composição. Além de garantir essa proteína, é a chance de ouro para você ter a pele dos seus sonhos e diminuir suas linhas de produção. Então está esperando o que?

Enfim, não perca tempo, visite agora o site Renova Be e conheça também toda a sua linha de produtos.

*Yasmin Nardocci (CRN 3 – 43226) é nutricionista formada pela PUC-Campinas, com especialização em Emagrecimento Feminino no Instituto Ana Paula Pujol (IAPP)

Deixe seu comentário