No Dia Mundial da Juventude, é celebrada a importância que os jovens têm para a sociedade.
Contudo, a juventude vai muito além da idade de um indivíduo. Ela está presente na mente, nas ações e na maneira de ver o mundo!
Hoje, você entenderá de que maneiras pode investir em si e cuidar do seu corpo e sua mente para se manter jovem, independentemente da sua idade. Boa leitura!
A importância do autocuidado
É fato que a idade avança e o tempo não para ninguém. Mas, é mais do que possível investir em si e cuidar tanto do seu corpo quanto da sua mente, mantendo um espírito jovem.
O primeiro passo para isso está no autocuidado. É cuidando da saúde do corpo e da mente que, independente da sua idade no papel, você se torna uma pessoa muito mais disposta, saudável e pronta para enfrentar qualquer adversidade.
Constância é a palavra-chave
Por mais que esse autocuidado possa ser obtido por meio de ações simples, o que realmente importa é a constância com a qual você realiza tais ações!
Por exemplo: você já ouviu a frase “você é o que você come”? Ela, basicamente, quer dizer que, se você tiver uma dieta alimentar saudável e rica em nutrientes, o seu corpo também será saudável e rico em nutrientes.
Porém, você concorda que, se você manter uma alimentação saudável em um dia da semana e nos outros seis dias se alimentar inadequadamente, os resultados não aparecerão, certo?
Pois é. Esse é o grande desafio dos bons hábitos: a disciplina! É preciso constância para levar uma vida saudável e, muitas vezes, as pessoas acabam vendo isso como algo ruim — afinal, nem sempre você vai estar com vontade de comer uma comida saudável e está tudo bem.
Mas, a boa notícia é que uma vez que você começa e cria os hábitos, tudo flui naturalmente.
Isso acontece porque, além de ver resultados, o seu corpo e a sua mente reagem bem a estímulos saudáveis, sentindo mais disposição.
Dicas de autocuidado para cultivar a jovialidade
É pensando nisso que selecionamos algumas dicas de como você pode começar a cuidar mais da sua mente e do seu corpo, com ações simples que auxiliam na manutenção da jovialidade:
- mantenha uma alimentação saudável e rica em nutrientes: sem dietas mirabolantes, basta, apenas, se alimentar bem;
- pratique exercícios físicos: além de fortalecer o seu corpo e criar resistência física, também libera endorfina, o famoso hormônio da felicidade;
- faça atividades ao ar livre: é comprovado que estar em contato com a natureza reduz o estresse;
- cultive suas relações: se aproxime de amigos e familiares;
- invista no seu lazer;
- planeje-se financeiramente: evitando estresse e contratempos;
- cuide da sua pele: isso aumenta a sua autoestima!
O conjunto dessas ações de autocuidado tem o simples poder de aumentar a sua autoestima e jovialidade. A consequência disso é uma vida mais leve, confiante e bem vivida!
Por mais que a constância e a disciplina sejam tarefas difíceis, o mais importante é não pensar muito e apenas dar o primeiro passo.
A autoestima e a pele
O autocuidado está diretamente relacionado com a autoestima – afinal, quanto mais saudável e disposto, melhor e mais feliz você se sente consigo mesmo, o que reflete em uma boa autoestima.
Cuidar da sua pele é sinônimo de cuidado e dedicação consigo mesmo. É um ato que, além de saudável, aumenta a sua autoestima, resultando em mais confiança e beleza no dia a dia.
Mas, cuidar da sua pele também vai muito além da autoestima: é um processo que pode, literalmente, ajudar a prevenir o envelhecimento precoce.
Cuidados com a pele
Aqui estão alguns hábitos que são grandes aliados de uma pele saudável, bem cuidada e livre do envelhecimento precoce:
- dormir bem à noite;
- manter a pele hidratada e protegida do sol;
- ter uma rotina saudável, com boa alimentação;
- proteger a pele da poluição;
- realizar skincare e uso de produtos auxiliares, como o colágeno.
No final, tudo é um ciclo. Todos os hábitos saudáveis para o seu corpo e a sua mente, também contribuem para uma pele mais saudável!
Comece hoje mesmo a investir na sua autoestima e a cuidar do seu corpo e da sua mente.