Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Melatonina: para que serve e quais são os seus benefícios?

A melatonina é conhecida como hormônio do sono

É muito comum ouvir falar que uma boa noite de sono opera milagres em nossas vidas, além de reparar nossa pele, corpo físico e mente, não é mesmo? Tudo isso é proporcionado por um hormônio chamado melatonina.

Essa substância é produzida naturalmente pelo nosso organismo e é responsável por auxiliar na qualidade do sono e no equilíbrio do ciclo circadiano, que acontece ao longo de 24 horas e é responsável pela regulação de diversos hormônios em nosso organismo, importantes para o desenvolvimento humano e, também, no bom funcionamento do corpo.

Quer saber mais sobre este assunto? Então, continue lendo este texto.

O que é melatonina?

A melatonina, também conhecida como o “hormônio do sono”, é uma substância denominada não esteroidal, ou seja, é produzida pelo próprio sistema endócrino, sintetizada pela glândula pineal. Devido à sua composição química, esse hormônio também é considerado uma indolamina, um neurotransmissor que contribui na regulação do humor, por exemplo.

A produção da melatonina no organismo acontece a partir de uma série de reações desencadeadas pela conversão do triptofano em serotonina, que depois se transforma em melatonina por meio de ações de algumas enzimas importantes para regulação desse processo.

Entretanto, a produção desse hormônio acontece apenas no período da noite, atingindo seu auge entre 3h a 4h da manhã, tendo variação conforme o cronotipo (ciclo circadiano) de cada indivíduo.

Mas, talvez, ler essa informação pode despertar dúvidas como: “a produção natural da melatonina pode diminuir?” ou “e se caso a minha produção seja insuficiente, como faço para repor?”.

Como todo processo natural, a produção desse hormônio tende a diminuir com o envelhecimento, mas caso seja necessário fazer sua reposição, existe a possibilidade de consumir o suplemento de melatonina.

Para que serve a melatonina?

A melatonina tem papel importante na ação regulatória do ritmo circadiano do nosso organismo, mais conhecido como o nosso relógio biológico, ajudando a regular e contribuir com a saúde do sono e o estado de vigília.

Por isso, tem o apelido de ser o “hormônio do sono”, por auxiliar no aumento da qualidade do sono e contribui com a amenização dos sintomas de insônia, jet-lag, entre outros distúrbios relacionados ao sono.

O sono corresponde ao momento em que o corpo está mais relaxado, apresentando uma diminuição, ou falta, da atividade motora e um aumento limiar de resposta a estímulos externos, que podem ser reversíveis à estimulação.

Já o estado de vigília é denominado por ter uma atividade motora e responsiva, por meio de um neuroquímico, auxiliando no processo de registro de informações e de interação com o ambiente.

Além disso, a melatonina é um hormônio versátil, porque também tem outras funções no organismo, como:

  • ação neuroprotetora, antioxidante, anti-inflamatória, antienvelhecimento, anticancerígena
  • efeito sedativo
  • auxílio no controle da temperatura corporal
  • atuação em processos fisiológicos, como na agregação de plaquetas e na composição do sangue

Quais são os seus benefícios?

O uso do suplemento de melatonina agrega benefícios à qualidade do sono, o que proporciona mais descanso ao corpo, além de outras vantagens, como:

  • bem-estar
  • relaxamento
  • sono rápido e regular
  • repouso reparador
  • estimula o bom humor
  • noites mais tranquilas
  • ajuda na saúde do sistema imune
  • bom funcionamento do sistema nervoso
  • mais qualidade de vida

Como tomar melatonina?

A forma de tomar a melatonina é muito simples. Basta adicionar apenas uma gota diretamente embaixo da língua, caso a fórmula seja sublingual ou em qualquer bebida de sua preferência: água, suco, vitamina, entre outras, antes de dormir — de preferência uma ou duas horas antes de se deitar.

A melatonina também pode ser encontrada em comprimidos, cápsulas, pó e outros formatos, mas a forma de consumo de cada uma delas será indicada conforme a marca do produto.

Contudo, a quantidade pode variar conforme a necessidade de cada um. Isso porque cada metabolismo apresenta carências diferentes, por isso, é importante conversar com um médico ou nutricionista. A partir de uma avaliação, mediante exames, o profissional conseguirá identificar a quantidade adequada de consumo da melatonina para cada caso, assegurando sua eficácia no organismo.

Além disso, é importante destacar que para ter resultados positivos é necessário aderir a hábitos saudáveis junto ao consumo do suplemento, como ter uma dieta balanceada, beber bastante água, manter uma boa hidratação corporal e realizar exercícios físicos regularmente.

Melatonina: existem contraindicações?

A melatonina pode ser consumida por homens e mulheres maiores de 19 anos que tenham problemas de insônia ou dificuldade para dormir.

De acordo com pesquisas, a melatonina apresenta baixa toxicidade, demonstrando nenhuma adversidade à saúde, ou seja, não há contraindicações. Entretanto, é necessário consumir apenas a quantidade indicada para não surtir efeito negativo, porque seu excesso pode provocar sonolência excessiva.

Além disso, o seu uso deve ser evitado antes de operar máquinas pesadas, veículos ou realizar qualquer tipo de atividade que requer atenção, em consequência da sonolência causada pelo hormônio. Por isso, geralmente é recomendado utilizar apenas à noite.

O seu consumo não deve ser realizado por gestantes, lactantes ou crianças. A melatonina somente poderá ser indicada para esse grupo específico mediante prescrição e acompanhamento médico.

Quais são os efeitos colaterais da melatonina?

Apesar de a melatonina ser considerada uma substância bem tolerada, o consumo acima da média pode acarretar alguns efeitos colaterais à saúde. Confira alguns deles:

  • Náuseas
  • dores de cabeça
  • aumento do suor
  • falta de apetite
  • sono forte durante o dia
  • irritação, nervosismo e ansiedade
  • perda de concentração

Onde comprar melatonina?

Na Renova Be você encontra melatonina de alto padrão de qualidade, cruelty free e desenvolvida com tecnologia, condicionando o produto nas diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A Renova Be é uma marca reconhecida no Brasil pela sua qualidade premium e excelência em todos os seus produtos. Conheça o nosso catálogo e surpreenda-se com um mundo de possibilidades!

Seja parte da família Renova Be e ressignifique seu bem-estar!

Deixe seu comentário