Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A importância de criar uma rotina com os cuidados da pele

Jovem limpando o rosto com espuma
Saiba qual a importância de cuidar da pele

É cada vez mais comum que homens e mulheres busquem cuidados com a pele visando um aspecto mais jovial, firme e hidratado.

Não é tão difícil atingir esses resultados estéticos, principalmente quando os cuidados específicos com a derme são aliados a uma alimentação saudável, rica e nutritiva, uma boa hidratação do corpo e uma rotina ativa. 

Quando falamos em skincare, pode parecer algo distante, complexo, mas não é nada disso.  Entendendo as necessidades básicas da sua pele e buscando atendê-las, é possível começar uma rotina cujos resultados podem te surpreender.

Continue a leitura e entenda como criar e manter uma rotina de skincare especial para a sua pele!

A nossa pele é, na maioria das vezes, o resultado dos cuidados que temos com o nosso organismo e a nossa saúde. 

Primeiramente, ela é o maior órgão do corpo humano e, entre suas várias funções, existe o papel de proteção, tanto contra os raios solares quanto contribuindo para as respostas imunitárias do organismo. Atua também contra a perda de água por evaporação, na regulação de temperatura do corpo e, claro, como receptor para as sensações (como dor, pressão, tato e temperatura).

Para exercer todas essas funções, assim como qualquer outro órgão, a pele precisa de nutrientes, como água, proteínas, vitaminas e minerais, entre outros componentes que podem ser adquiridos por meio de uma dieta saudável e do cuidado externo com o uso de produtos que garantam, especialmente, limpeza e hidratação.

Mas, além desses fatores, a derme tem classificações naturais que podem influenciar bastante no aspecto que ela apresenta. Por isso, confira!

Normal

A pele normal é caracterizada por um certo conforto em relação ao aparecimento de acnes, já que não apresenta excesso de oleosidade e poros abertos. Além disso, ela também não apresenta problemas excessivos em relação à hidratação.

Seca

Já a pele seca apresenta fortes pontos de atenção em relação à hidratação. Com uma textura mais áspera, que pode apresentar descamação ou irritação com certa frequência, ela é o resultado de uma pele com menos oleosidade.

Oleosa

Esse tipo de pele tem produção de sebo em maior quantidade, causando um aspecto mais brilhante e espesso. Esse excesso, causa problemas como acne e cravos, principalmente por acompanhar poros mais abertos.

Mista

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esse é o tipo de pele mais frequente. A pele mista tem um aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo). Assim, é comum surgir acne nessa região, enquanto as bochechas e as extremidades são mais secas.

Sensível

A pele sensível é a que mais sofre com irritação e sensação de queimação ou calor local, repuxamento, coceira, manchas avermelhadas e descamativas. Em casos mais graves, pode ocorrer pinicamento e formação de feridas.

Como criar uma rotina de cuidados com a pele?

A rotina de skincare pode incluir vários passos ligados, principalmente, às necessidades particulares da sua pele.

Mas, após identificar seu tipo de pele, é fato que três passos principais são indispensáveis na sua rotina diária de cuidados — e atenção: eles devem ser feitos na exata ordem que vamos explicar.

Limpeza

Esse é o passo mais importante e o primeiro a ser feito. Recebemos a todo momento, poluentes (como poeira) que se acumulam na pele, além da oleosidade produzida naturalmente, maquiagem e outros agentes.

A limpeza evita a obstrução dos poros e, consequentemente, o surgimento de cravos e espinhas. O indicado é que essa etapa aconteça duas vezes ao dia: uma ao acordar e outra antes de dormir, sempre com o sabonete adequado ao seu tipo de pele.

Além do sabonete, você pode contar com tônicos ou água micelar para uma limpeza mais profunda.

Hidratação

Com a pele limpa, o segundo passo é hidratá-la. E não se esqueça: todos os tipos de pele precisam de hidratação, inclusive as oleosas, como dito anteriormente. 

Esse cuidado é responsável por manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções. Sem falar que ele tem um papel importante para garantir um visual com viço.

Vale destacar que a hidratação inclui não apenas produtos específicos para passar na pele, mas principalmente a ingestão de, pelo menos, dois litros de água por dia.

Por fim, a proteção

A etapa de proteção vem apenas quando a pele já tiver passado pelo procedimento de limpeza e hidratação. 

O protetor solar evita os efeitos profundos que a radiação ultravioleta (UV) causa. Entre as consequências dessa exposição estão: surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e, em casos extremos, tumores benignos (não cancerosos) ou malignos, como os carcinomas basocelular e espinocelular e o melanoma.

O indicado é optar sempre por um produto com fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior. Além disso, é recomendado o uso de chapéu e óculos escuros ao se expor ao sol.

E mais: o protetor deve ser usado, inclusive, em casa, uma vez que a luz artificial (principalmente das telas de TV, celular, tablet e computador) pode ser prejudicial à pele.

Como os cuidados com a pele mudam conforme a estação do ano?

Agentes naturais, como o calor, o frio, o sol e o vento, causam efeitos diferentes em cada pele. Por isso, conforme a época do ano, os cuidados podem mudar.

Entenda as diferenças na rotina de skincare no verão e no inverno.

Cuidados com a pele no verão

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a alta radiação solar que incide sobre a Terra no verão aumenta o risco de problemas como queimadura e até mesmo câncer de pele.

A entidade recomenda o uso constante de protetor solar contra os raios UVA (indicado pelo PPD) e UVB (indicado pelo FPS). O produto deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar para que a pele o absorva.

É necessário utilizá-lo, inclusive, nas mãos, nas orelhas, na nuca e nos pés. Também é importante uma nova aplicação a cada duas horas, ou em intervalo menor caso entre em contato com a água.

Além do protetor solar, a SBD indica o uso de acessórios, como chapéu, óculos solares e roupas de algodão, em atividades ao ar livre, pois eles conseguem bloquear a maioria da radiação UV. A instituição também alerta que tecidos sintéticos bloqueiam apenas 30%, assim como recomenda evitar a exposição solar entre 10 e 16 horas.

Por fim, é importante cuidar para que a ingestão de líquidos seja redobrada durante esse período do ano.

Cuidados com a pele no inverno

Não é só no verão que a pele sofre com as mudanças climáticas. No inverno, a baixa umidade do ar e as temperaturas mais frias provocam o ressecamento da derme. Sem falar que aquele delicioso banho quente que amamos nessa época do ano provoca a remoção da oleosidade natural, o que pode ser prejudicial.

Portanto, o uso de um hidratante adequado ao seu tipo de pele é ainda mais recomendado nesse período. Segundo a SBD, adotar uma alimentação rica em vitaminas e antioxidantes reforça esse ponto e ajuda na proteção da pele.

Produtos que auxiliam na rotina de cuidados com a pele

Ao investir em produtos para a rotina de cuidados com a pele, você vai perceber que alguns componentes estão bastante presentes nas fórmulas, como o colágeno e o ácido hialurônico. Conheça as funções de cada um deles, a seguir.

Colágeno

O colágeno é a proteína mais abundante em nosso corpo. Ele tem papel fundamental na estrutura, na elasticidade e na firmeza corporal por compor os tecidos conjuntivos, como ossos, tendões, articulações e pele.

Embora seja produzido naturalmente pelo nosso corpo, recomenda-se, especialmente a partir dos 30 anos, sua suplementação, pois a produção reduz com o passar dos anos, fazendo com que surjam linhas de expressão e rugas, além de outros efeitos adversos.

Os benefícios do colágeno se estendem ainda às unhas e aos cabelos, fazendo com que cresçam mais fortes e saudáveis. Sua reposição pode ser feita, por exemplo, com a suplementação em pó, cápsulas ou gomas.

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico (AH) é encontrado na matriz extracelular da pele. Ele é responsável por manter vivas as fibras de colágeno que, como explicamos acima, dão sustentação, hidratação e elasticidade à pele.

Assim como a proteína citada acima, a sua produção também reduz à medida que envelhecemos. Por isso, o ácido hialurônico pode ser reposto por meio de produtos, como séruns e cremes, além de procedimentos estéticos de aplicação que utilizam agulha.

Por último, o sérum

O sérum é um tipo de produto dermatológico que pode ter diversas funcionalidades, a depender da sua composição. Ele tem como característica principal o fato de ter uma textura leve. Com apenas poucas gotas, oferece benefícios à pele. 

O uso diário pode ajudar no combate ao envelhecimento precoce, na uniformização do tom da pele, no controle da oleosidade, no aumento da luminosidade, na redução das linhas finas e na hidratação.

Para exemplificar, Renova Be desenvolveu o Sérum Facial Vita C Contra Oleosidade, uma fórmula que contém ativos que hidratam a pele e estimulam o colágeno e a síntese do ácido hialurônico.

Enfim, o resultado é uma pele mais iluminada, uniforme e com menos linhas de expressão.

Deixe seu comentário