A melatonina é um hormônio produzido no corpo humano, conhecido popularmente como “o hormônio do sono”. Suplementos e medicamentos à base dessa substância têm se tornado cada vez mais populares. Mas, com tantas informações diferentes por aí, é difícil separar o que é verdade e o que é mito a respeito do uso de melatonina.
Confira a lista abaixo para entender o que é verdade e o que é mentira sobre a melatonina e tire suas dúvidas com a Renova Be. Boa leitura!
Mitos e verdades sobre melatonina
1. A produção de melatonina no corpo diminui ao longo da vida
Verdade. A melatonina é um hormônio produzido no corpo humano pela glândula pineal, localizada no cérebro.
A produção e liberação da melatonina são controladas pelo ciclo circadiano, que regula também os processos fisiológicos do corpo. Essa produção diminui com a idade, o que pode causar problemas na hora de dormir.
2. Suplementar melatonina ajuda a dormir
Verdade. Além da idade, outros fatores como o stress, a exposição à luz artificial e certas condições de saúde inibem a produção da melatonina.
A melatonina atua no organismo e auxilia no ajuste e regulação do ritmo circadiano, portanto, é recomendada principalmente para casos de insônia ou jet lag.
Leia mais sobre os benefícios da melatonina aqui!
3. A suplementação de melatonina vicia
Mito. Como explicado nos tópicos anteriores, a melatonina é um hormônio produzido no organismo, portanto, não gera dependência química.
Contudo, há quem se acostume a tomar a suplementação regularmente e, por isso, sinta que precisa dela para dormir.
Mesmo sem o risco de vício, o uso indevido da melatonina ou qualquer outra substância pode ter consequências indesejadas, portanto, é sempre bom ter cautela e ler atentamente a bula.
4. A melatonina engorda
Mito. Não há nenhuma evidência que relacione a suplementação de melatonina e o ganho de peso.
Da mesma forma, não há comprovação que a melatonina está diretamente ligada ao emagrecimento.
Contudo, um sono profundo e de qualidade pode auxiliar no processo de emagrecimento, regulando o metabolismo e a produção dos hormônios grelina e leptina (produzidos durante o sono), relacionados à saciedade.
5. Não se pode misturar melatonina e álcool
Verdade. O álcool não deve ser misturado com diversos medicamentos sedativos ou suplementos — e, apesar de a melatonina não ser um sedativo, a mistura pode ser perigosa para algumas pessoas.
Da mesma forma, o hormônio também não deve ser misturado com alguns medicamentos, como anticoagulantes ou imunossupressores.
Na dúvida, não deixe de consultar um médico para entender exatamente a relação da melatonina com remédios específicos.
6. Tomar melatonina de manhã causa sonolência
Mito. A suplementação de melatonina tem efeito nas mesmas condições que a produção natural do hormônio, ou seja, quando você está em um ambiente com pouca luz e estímulos.
A ingestão pela manhã não causa sono, mas pode prejudicar a eficácia, sendo o mais recomendado ingerir a suplementação próximo à hora de dormir.
É importante ressaltar que a sonolência diurna pode ser um dos efeitos colaterais da suplementação de melatonina, mas é relatada por menos de 1% dos casos.
Qual melatonina tomar?
Agora que você conhece os mitos e as verdades sobre a melatonina, é importante saber que a qualidade da melatonina também pode interferir na eficácia do tratamento.
Por isso, na Renova Be, a melatonina é desenvolvida com tecnologia de alto padrão de qualidade e condicionada às diretrizes da ANVISA. Não perca tempo e inclua no seu dia-a-dia a melatonina da Renova Be!
Fontes:
Melatonina, ritmos biológicos e sono: uma revisão da literatura. Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/0101-8469/2008/v44n1/a5-11.pdf
O Uso Da Melatonina Como Indutor Do Sono — Uma Revisão Bibliográfica. Disponível em: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2094