Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Skincare infantil: crianças podem ter esse hábito? Saiba aqui!

Cuidados com a Skincare infantil

A palavra skincare já se tornou parte do vocabulário da maioria das pessoas de todas as idades. Porém, no caso das crianças, esse hábito ainda traz algumas dúvidas, principalmente em um momento em que o skincare infantil é uma tendência em crescimento entre os pequenos.

Mas, até que ponto essa prática é segura? Nesse post, a Renova Beauty responde essa e outras dúvidas sobre skincare infantil. Boa leitura!

Quais os riscos do skincare infantil?

Primeiro, é preciso entender que a pele das crianças é significativamente diferente da pele dos adultos. Ela é mais sensível e fina, com uma barreira protetora mais frágil e menos resistente contra agentes externos. Por isso, o uso inadequado de produtos pode levar a alergias, irritações, acne e outras situações mais graves. 

Esses problemas são mais frequentes quando se utiliza produtos destinados ao público adulto, que comumente possuem ingredientes agressivos, como ácidos e outros ativos pensados para as necessidades da pele adulta.

Por exemplo, os cremes com retinol são ótimos para quem tem a pele mais madura e tem ajuda a prevenir o envelhecimento. Mas, para a pele de uma criança ou adolescente, esse ativo é forte demais e pode causar problemas.

Cuidados com a pele infantil

Feita adequadamente, o skincare infantil pode ser benéfico para as crianças, desde que pensado para as necessidades da pele.

O mais importante é realmente focar no cuidado — ou seja, proteger a pele sem usar produtos desnecessários ou tentar corrigir problemas que ainda não existem. 

Apesar de ser uma trend baseada em autocuidado, é preciso ter atenção e não deixar que as crianças criem preocupações excessivas sobre a pele ou a aparência, protegendo também a autoestima e saúde mental dos pequenos. 

Ao invés de focar em solucionar “problemas” ou corrigir “defeitos”, o skincare infantil deve ser voltado para cuidar da pele delicada, além de ajudar a criar o hábito do autocuidado desde cedo. 

Por isso, é mais indicado focar na proteção solar, limpeza suave e hidratação adequada. O uso do protetor solar é indispensável, especialmente porque a pele das crianças é mais suscetível aos danos causados pelos raios UV, o que pode levar a queimaduras e outros problemas em longo prazo.

Como escolher os melhores produtos

Escolher os produtos corretos é essencial para garantir a saúde da pele infantil. Busque cosméticos desenvolvidos especialmente para crianças, formulados com ingredientes suaves e seguros para respeitar as particularidades dessa faixa etária. 

Lembre-se de optar por cosméticos que sejam hipoalergênicos, dermatologicamente testados e livres de parabenos, corantes e fragrâncias artificiais. 

A idade recomendada para iniciar uma rotina de skincare mais frequente pode variar conforme o organismo e amadurecimento de cada criança. Geralmente, aos 6 anos já é possível começar os hábitos básicos, como a limpeza suave, proteção solar e uso de hidratante. 

Gostou desse conteúdo? Agora que você entende como cuidar da pele infantil, continue no blog da Renova Be e confira as melhores dicas para um skincare simples e rápido

Deixe seu comentário