É tratado como iguaria em países como Jamaica, Filipinas e Japão e ao mesmo tempo, considerada uma comida “exótica” na cozinha brasileira. Sabe do que estamos falando? Sim, dele mesmo: pé de frango! E quando o assunto é colágeno e pé de frango, não faltam debates polêmicos nos almoços em família.
Provavelmente sua avó já deve ter comentado que esse alimento vai ajudar a melhorar a sua pele, mas, será que ela está certa? Se estiver, está até que ponto? Pé de frango tem colágeno? De qual tipo? Em que quantidade? Quais os benefícios e malefícios? São essas perguntas que geram debate – e até brigas – entre gerações.
Neste post, vamos conferir e esclarecer todas as dúvidas que envolvem pé de frango e colágeno, bem como todas as questões que envolvem a saúde. Vamos lá?
Sumário
ToggleO que é colágeno?
Antes de tudo, vamos entender do que se trata essa proteína. O colágeno é um tipo de proteína produzida naturalmente pelo corpo humano, e tem como função preservar a saúde da pele, garantindo sua firmeza, e elasticidade, bem como, garantir que as articulações e cartilagens se mantenham estáveis.
A proteína também pode ser encontrada em alimentos como carne, ovo, peixe, tomate, no polêmico pé de frango, e na suplementação de colágeno também, que é de extrema importância também. Mas, por quê?
A partir dos 25 anos, o corpo humano começa a diminuir gradativamente a produção de colágeno no corpo, o que implica no envelhecimento precoce. E essa redução pode acontecer devido a fatores naturais, genéticos ou agentes externos, como o tabaco assim como o álcool.
Devido à redução natural na produção, começam a surgir as primeiras marcas de expressão e rugas. Então, a suplementação de colágeno passa a ser uma alternativa para repor o que o corpo precisa e retardar o problema.
Outra questão importante a ser esclarecida sobre o colágeno, além da diminuição da produção no corpo, é o tamanho da sua molécula e os seus cofatores.
Para ser absorvida pelo organismo, ela precisa ser quebrada em partes menores. Após muitas pesquisas, originou os peptídeos de colágeno, presentes no Verisol®, um tipo de colágeno com propriedades e ações específicas para a pele. Essas proteínas menores são encontradas em formas de pó, cápsulas ou gomas.
Quais são as propriedades do pé de frango?
O pé de frango oferece muitos benefícios para o organismo, pois é rico em vitaminas e minerais como por exemplo, A, D e B12, além de oferecer nutrientes como potássio, magnésio, cálcio e ferro, ômega 3 e 6, carboidratos, fósforo, bem como colina.
Por conter uma boa quantidade de proteínas, (7 gramas por pé) e ser barato, o pé de frango tornou-se uma opção viável para a mesa dos brasileiros, contudo, deve ser consumido moderadamente, já que possui um alto teor de colesterol e gorduras saturadas.
Para você ter ideia, um pé de frango tem em média 75 calorias, então automaticamente uma porção de 100g tem 215 calorias, ou seja, mais de 1 caloria por grama. Por isso, cuidado!
Benefícios
Por possuir certa quantidade de proteínas, e consequentemente, colágeno, os principais benefícios do consumo de pé de frango são:
- Redução de dores nas articulações;
- Melhora da saúde das gengivas e do coração;
- Aumento da resistência de ossos e articulações;
- Fortalecimento de unhas e do sistema imunológico;
- Cicatrização mais rápida;
- Redução do estresse e da pressão arterial;
- Rejuvenescimento da pele;
- Equilíbrio hormonal;
- Controle do açúcar no sangue;
Afinal, o pé de frango substitui a suplementação de colágeno?
Não! Esse alimento não substitui a suplementação de colágeno e vamos te explicar o motivo.
Como dito anteriormente, o pé de frango possui o colágeno presente em seus nutrientes, mas não na quantidade de que o corpo necessita, por isso, seria necessário consumir diariamente uma quantidade absurda de pés de frango, você conseguiria?
Outra questão, mais científica, é a forma com que a digestão dessa proteína é realizada.
Quando o colágeno do pé de frango entra no processo digestivo, ele é “quebrado” em proteínas menores, que por sua vez, não atuam especificamente em lugar nenhum, e ficam simplesmente “perdidas” no organismo, não trazendo a melhora que você busca na sua pele e rugas.
Além disso, para ter uma atuação específica e promover a produção do colágeno, é necessária a presença de cofatores, que são ativos específicos que promovem essa estimulação no organismo.
Entre eles, estão a Vitamina C, silício orgânico, elastina, ácido hialurônico, ômegas 3, 6, 7 e 9, que potencializam e melhoram os resultados desta proteína. E basta ingerir um comprimido de um desses ativos ou vitaminas junto com o pé de frango? Não! É necessário que exista uma composição exata que equilibre o tamanho das moléculas do colágeno com os cofatores!
Contudo, onde é possível encontrar isso?
Na suplementação! Primeiramente, é importante procurar um profissional de nutrição para descobrir quais são as reais necessidades do seu corpo. Feito isso, pode-se começar a usar os suplementos.
Suplementação de colágeno
Diferentemente dos alimentos naturais, a suplementação de colágeno atua de uma forma diferente no organismo, focando especificamente nas necessidades reais.
Se o seu objetivo é recuperar a saúde e elasticidade da sua pele, bem como garantir a melhora dos fios dos seus cabelos e unhas, o colágeno do tipo Verisol® (link) é o mais indicado! Isso porque, após pesquisar intensas, as suas moléculas foram transformadas em peptídeos bioativos, que atuam diretamente na saúde da pele.
Todavia, se gora o seu foco é cuidar das articulações e das “juntas”, o colágeno indicado é do tipo 2 (saiba mais aqui ) visto que ele possui propriedades antiinflamatórias, combatendo diretamente suas dores.
O melhor colágeno você encontra na Renova Be!
Atualmente, a Renova Be desenvolveu os colágenos com ácido hialurônico mais vendidos do Brasil disponíveis nos sabores cranberry, limão, tangerina e chocolate, que auxiliam na prevenção e combate ao envelhecimento precoce, rugas, linhas de expressão, celulites e flacidez, estimulando a produção de queratina – substância responsável por cuidar dos fios capilares e unhas.
Com colágeno do tipo Verisol® e ácido hialurônico Haplex®Plus que possuem aprovação da ANVISA na fórmula, os colágenos Renova Be atuam de dentro para fora promovendo hidratação e renovação na pele, garantindo resultados a partir de quatro semanas.
Para as gestantes e lactantes, o Colágeno Plus Lac&Gest, garante a saúde da mãe, bem como o desenvolvimento do bebê, além de deixar o sistema nervoso saudável.
Já o colágeno tipo 2, foi desenvolvido para proporcionar alívio das dores nas articulações e cartilagens. Composto pelas vitaminas C, E, B1, B6, B12 e cúrcuma, garante a melhora da saúde muscular e articular, além de garantir uma maior flexibilidade do corpo.
Enfim, acesse o site da Renova Be, conheça a linha de produtos para tratar a sua pele de dentro para fora e de fora para dentro.
1 Comentários