Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Envelhecimento saudável: dicas e recomendações

Mulher idosa deitada em tapete de exercícios fazendo alongamento
O processo de envelhecimento é natural da vida e é inevitável: com a idade, o corpo passa por mudanças que alteram todos os aspectos. Mas a forma como chegamos à terceira idade depende, na maioria, dos
hábitos cultivados ao longo da vida

Independentemente da idade, o momento ideal para começar a garantir um futuro com mais qualidade de vida é agora! Confira abaixo as dicas da Renova Be para ter um envelhecimento saudável.

Como envelhecer de forma saudável? 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, envelhecer com saúde significa manter um processo contínuo para otimizar as habilidades funcionais, com o objetivo principal de manter e melhorar a saúde física e mental para promover independência e qualidade de vida.

Isso significa que adotar hábitos que promovam o bem-estar físico e mental é essencial. Alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos regulares são fatores que evitam o envelhecimento da pele e também do corpo em geral. 

Ter o cuidado com a saúde emocional e fazer check-ups regularmente, para evitar complicações futuras, também são hábitos que contribuem muito para a qualidade de vida. 

Mulher idosa com roupa atlética segurando celular e garrafa de água em fundo de natureza

A importância da alimentação equilibrada

Algo que médicos, cientistas e pesquisadores sempre concordam é a alimentação ser um dos pilares do envelhecimento saudável. 

Ter uma dieta rica em alimentos naturais, como frutas, legumes e grãos, com proteínas magras e gorduras saudáveis, contribui para a manutenção da saúde cardiovascular, fortalece o sistema imunológico e reduz o risco de doenças crônicas.

Incluir a suplementação para evitar o envelhecimento precoce na rotina também é uma ótima maneira de evitar os sinais da idade, tanto na pele quanto na saúde geral. 

Exercícios físicos e mobilidade

Praticar atividades físicas com regularidade também é muito importante, por influenciar na manutenção da massa muscular, melhora a flexibilidade e contribui para a saúde mental.

Exercícios como musculação, corrida, crossfit, entre outros, ajudam a fortalecer o corpo e a reduzir o estresse e o risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Saúde mental e bem-estar emocional

Envelhecer com saúde não se resume apenas à aparência e ao corpo, mas também ao equilíbrio emocional.

Praticar hobbies que tragam alegria, socializar e ter práticas como meditação, trabalham para manter a mente ativa, ajudando a prevenir problemas como depressão e ansiedade. Ter uma rede de apoio, cultivar boas amizades e fortalecer laços familiares fazem toda a diferença.

Sono de qualidade

Dormir bem é essencial para a recuperação do corpo e da mente. Com o passar dos anos, é comum que as horas dormidas diminuam, e com isso, a qualidade do sono também. 

Cultivar hábitos bons, como evitar telas antes de dormir, manter um horário regular para deitar e criar um ambiente confortável, são pequenas mudanças que melhoram significativamente o descanso e dão mais energia para os dias. 

Cuide de si desde hoje e tenha um envelhecimento mais saudável!

Adotar hábitos saudáveis antes de chegar à terceira idade é a melhor forma de garantir um envelhecimento ativo e com qualidade de vida. 

Comece agora a cuidar de você e sinta o impacto dessas pequenas mudanças no dia a dia! Continue no blog da Renova Be e conheça os principais cuidados com a pele madura, dê o primeiro passo na sua jornada de autocuidado.

Referências:

Suplementação de colágeno no combate ao envelhecimento

Envelhecimento saudável na perspectiva de idosos: uma revisão integrativa

A importância dos hábitos alimentares saudáveis na terceira idade

Deixe seu comentário