Os cuidados da pele são essenciais para quem quer manter uma aparência jovem e a saúde em dia. Dentre as substâncias e ingredientes que compõem os produtos de beleza, o retinol, presente em cremes, é um item quase indispensável para quem quer adicionar mais saúde na rotina.
Quer conhecer mais sobre esse item e como ele pode melhorar a sua pele de maneira ativa? Continue a leitura desse artigo exclusivo do blog Renova Be para aprender como adicionar o retinol no seu dia a dia de maneira fácil e prática. Tenha uma ótima leitura!
Importância do retinol para pele
O retinol é uma substância que possui propriedades muito poderosas para cuidar da pele, podendo ser utilizado como skincare e tratamentos dermatológicos.
Ele estimula a renovação das células da pele, trazendo mudanças comprovadas principalmente em relação à produção de colágeno.
Com o uso regular desse ativo, os poros são desobstruídos e as células mortas são removidas e, gradualmente, a sua pele ganha um aspecto mais vigoroso e firme.
Existem muito mais benefícios ao adicionar cremes com retinol no seu dia a dia, confira os principais:
Atua ativamente na hidratação da pele
Por acelerar o processo de renovação das células, o retinol consegue trazer à tona uma pele muito mais hidratada e consequentemente mais jovial. Ele fortalece a barreira protetora natural que existe na pele, evitando a perda de água.
Como consequência disso, com o uso de creme com retinol, a pele ganha uma textura mais macia e suave, trazendo os efeitos esperados após o seu uso recorrente.
Previne o envelhecimento
Como o retinol também ajuda ativamente na produção de colágeno e elastina, algumas das proteínas mais importantes para a beleza, alguns dos efeitos obtidos com o uso dessa substância são a melhora no aspecto de rugas, linhas de expressão e até a flacidez.
Ou seja, ao aplicar cremes com retinol, principalmente no rosto, é possível prevenir o envelhecimento precoce.
Tem ação antioxidante e propriedades anti-inflamatórias
Os radicais livres são moléculas instáveis presente no corpo que influenciam diretamente no processo de envelhecimento e podem causar possíveis danos para a pele. Nos casos de pessoas que apresentam um quadro de acne, com cravos e espinhas, o aspecto da pele pode ficar ainda mais prejudicado.
Exatamente nesse ponto que o uso de cremes com retinol são tão essenciais, já que ele tem uma ação antioxidante e anti-inflamatória, neutralizando a ação dos radicais livres e evitando a atividade das bactérias que causam a espinha, respectivamente.
Assim, os poros ficam desobstruídos e sua pele toda obtém mais saúde, de dentro para fora!
Creme com retinol: usar de noite ou de dia?
Assim como todo o tratamento para pele, o uso do retinol dependerá de alguns fatores para conseguir trazer resultados factíveis. Para começar a sentir na pele a ação do retinol é importante aguardar de 2 a 4 semanas, variando conforme o uso e tipo de pele
Diante disso, resta a dúvida, qual o melhor momento para usar creme com retinol? O retinol é um ativo bastante sensível à luz, por isso, sua aplicação nos cuidados noturnos da pele é muito positiva, já que durante o seu sono, essa substância continua agindo na sua pele.
Para um resultado mais completo, é ideal fazer o uso de cremes durante o dia, além do protetor solar.
Por exemplo, no site da Renova Be você encontra o creme facial de retinol para noite e também a opção de creme para o dia com resveratrol. Isso deixa o seu tratamento e cuidados com a pele bem mais completo. Muito legal, não é mesmo?
O uso do retinol pode ser aplicado na pele diariamente, inclusive durante as estações mais frias e secas. Se quiser saber mais sobre a proteção da pele nas temperaturas mais baixas, confira alguns cuidados com a pele no inverno!