A melatonina é um hormônio natural produzido pela glândula pineal, localizada no cérebro, auxiliando a regular o ciclo sono-vigília. Neste conteúdo a Renova Be explora como a melatonina pode ser uma aliada poderosa para melhorar a qualidade do sono. Boa leitura.
O papel da melatonina para a regulação do sono
A melatonina ajuda a ajustar o relógio biológico, conhecido também como ritmo circadiano, sincronizando-o com o ciclo natural de luz e escuridão, atuando na sinalização ao corpo quando é a hora adequada de dormir. Com uma produção de melatonina equilibrada, a transição entre estar acordado e adormecer ocorre de forma suave e natural.
Sua produção é influenciada pela exposição à luz. Isso significa que os níveis de melatonina vão aumentar durante a noite, promovendo o uso. Suplementar a melatonina pode auxiliar a combater insônia e outros distúrbios do sono, garantindo um descanso reparador.
Benefícios da suplementação de melatonina
A suplementação de melatonina pode oferecer benefícios em diferentes situações, como:
- insônia: ajuda a adormecer de maneira mais rápida, além de melhorar a qualidade do sono;
- problemas de sono em idosos: a produção de melatonina diminui com a idade e a suplementação é adequada para melhorar as noites de sono;
- promove o sono restaurador: a melatonina estimula ondas lentas do sono nas fases 3 e R.E.M, considerada a mais profunda, contribuindo para um sono profundo e sem interrupções;
- função antioxidante: ajuda na reparação dos danos causados nas células por fatores externos, como a poluição, luz solar e tabagismo.
E os efeitos colaterais e contraindicações, existem?
Embora geralmente segura, a melatonina pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas. Esses efeitos incluem a náusea e a sonolência, e por isso, é importante evitar dirigir ou operar máquinas após o consumo.
Já as contraindicações são para gestantes, lactantes, crianças e pessoas envolvidas em atividades que requerem atenção constante.
Melhoras práticas para o uso de melatonina
A Melatonina da Renova Be é uma ótima opção para colocar o seu sono em dia e para isso, é importante seguir algumas dicas para o uso.
O primeiro passo é observar a dosagem adequada que varia de pessoa para pessoa. Comumente, doses entre 0.5 e 5 ml, ou seja, uma gota, costumam ser eficazes. Lembre-se que o aconselhado é começar com doses mais baixas.
Ela deve ser tomada 30 minutos antes de dormir e para ajustes no ciclo circadiano, pode ser necessário tomar em horário específico do dia. A melatonina ao ser tomada diariamente no mesmo horário melhora a sua eficácia.
Vale ressaltar também que a Melatonina Renova Be é um produto dispensado da obrigatoriedade de registro conforme RDC 27/2010 e 240/2018 (ANVISA), porém, devidamente autorizado para comercialização e sem nenhuma restrição pelo órgão.
É importante considerar que existem formas adicionais para potencializar a melatonina e qualidade do seu sono e elevar os efeitos da suplementação, como:
- ter uma rotina de sono, estabelecendo um horário para dormir e acordar;
- manter o ambiente do sono propício, como um quarto escuro, silencioso e investindo em uma cama e travesseiros confortáveis;
- prática de atividades relaxantes, como leitura, banho morno e meditação antes de dormir.
Agora que já sabe como melhorar a qualidade do sono com a melatonina, conheça os mitos e verdades sobre a melatonina!
Fonte:
https://www.vitasay.com.br/blog/sono/melatonina-efeitos-colaterais