Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como evitar lesões durante os exercícios

Mulher sentada no chão de academia enquanto toma suplemento

As lesões durante exercícios são um medo presente na vida de quem malha, seja você um iniciante ou um atleta experiente. Evitar esse tipo de problema é essencial para garantir uma rotina de exercícios eficiente e contínua. 

Neste post, a Renova Be explica como evitar lesão, quais os fatores que causam esse problema e como incluir as melhores práticas para preveni-las.

Continue a leitura e saiba mais!

Tipos de lesões comuns durante os exercícios

As lesões podem acontecer por vários motivos, desde excesso de carga até a má execução dos movimentos, ou ainda falta de alimentação equilibrada e recuperação adequada. Para melhorar o desempenho nos exercícios de maneira segura e saudável, a creatina é uma ótima aliada. 

As lesões musculoesqueléticas são as mais frequentes nesse meio, e entre elas destacam-se:

  • distensões musculares: ocorrem quando o músculo é esticado além do seu limite, podendo causar dor e inflamação;
  • entorses: afetam ligamentos e acontecem geralmente devido a torções bruscas;
  • tendinites: inflamação dos tendões, comum em movimentos repetitivos sem descanso adequado.

O que fazer para evitar uma lesão durante o treino

Para diminuir as chances de ter que lidar com alguma lesão desse tipo, é necessário incluir algumas práticas na sua rotina, tanto durante os treinos quanto em outros momentos. 

Essenciais para a recuperação muscular, as proteínas são nutrientes que devem ser priorizados na alimentação. Para complementar o aporte necessário, a suplementação com whey protein está cada vez mais popular, tanto por sua ingestão prática quanto pelos benefícios que traz.

Acompanhe abaixo outras recomendações para evitar lesões durante os exercícios.

Mulher com roupa atlética se alongando em fundo de academia

Aquecimento e alongamento são indispensáveis

Antes de iniciar qualquer exercício, é indispensável preparar o corpo. O aquecimento ativa a circulação e melhora a mobilidade articular, já o alongamento ajuda na flexibilidade e reduz o risco de lesões.

Execução correta dos movimentos

Fazer a técnica é fator determinante para evitar sobrecarga em músculos e articulações. Busque sempre a orientação de um profissional para se certificar sobre os movimentos, e lembre-se de respeitar os limites do corpo para manter a segurança durante os treinos.

Pausas e recuperação muscular

O descanso é tão importante quanto o treino! Ter uma boa recuperação muscular evita o desgaste excessivo e reduz as chances de inflamações e fadiga crônica. Alternar grupos musculares e ter boas noites de sono são práticas essenciais para a saúde geral e também para evitar lesões.

O papel da suplementação e da alimentação equilibrada

A nutrição tem um papel fundamental na prevenção de lesões, por fornecer os nutrientes necessários para a regeneração muscular e o fortalecimento das estruturas do corpo.

Incluir suplementos na rotina é uma ótima maneira de prevenir lesões e agilizar o crescimento dos músculos. O colágeno, por exemplo, ajuda a fortalecer tendões e ligamentos, prevenindo problemas como tendinites e lesões ligamentares.

Praticar exercícios com consciência, respeitar os limites do corpo e manter uma vida saudável de modo geral é essencial para manter a consistência e os resultados a longo prazo.

Na Renova Be, você encontra opções interessantes para te ajudar nesse processo, como o multivitamínico premium, que previne o envelhecimento das células e fortalece o sistema imune. 

Invista no seu bem-estar e conte com a Renova Be para otimizar seu desempenho e proteger seu corpo!

Fontes:

https://www.scielo.br/j/rbort/a/bPkyJmRvZtfTnwwLNbvMYyf/

https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19453/18793

https://www.scielo.br/j/rbme/a/3SyZGDnKnvjzSC8M6Bg4fgR/?lang=pt 

https://revistaft.com.br/suplementacao-de-creatina-para-prevencao-de-lesoes-musculares/ 

Deixe seu comentário