Atualmente, é muito fácil encontrar diferentes tipos de colágenos que auxiliam a saúde, estética e o bom funcionamento do metabolismo. Colágeno tipo 1 e 2, hidrolisado, Verisol® e vários outros trabalham para estimular a produção natural da proteína de formas diferentes.
Dentre as opções, o colágeno tipo 2 tem grande destaque em sua atuação no organismo, já que os seus efeitos vão além dos cuidados com a estética. Ficou com vontade de saber mais sobre o colágeno tipo 2, para que serve e quais seus benefícios? Continue lendo este artigo para descobrir!
O que é o colágeno tipo 2?
O colágeno é uma proteína abundante no corpo humano, encontrada em vários tecidos conjuntivos, sendo responsável pela estruturação deles. Uma variação dessa substância é o colágeno tipo 2, que consiste em uma proteína não desnaturada, aquela que está na forma natural.
Ou seja, não houve nenhum procedimento (por desnaturação ou hidrólise) para alterá-la. Sua função é contribuir com a manutenção e saúde das articulações, cartilagens, ligamentos, ossos, entre outros tecidos.
Qual a diferença entre o colágeno tipo 1 e tipo 2?
O objetivo principal da suplementação é a reposição de nutrientes no organismo e cada tipo de colágeno possui benefícios específicos que atuam em diversas partes do corpo. Confira a seguir a diferença entre o tipo 1 e 2:
- colágeno tipo 1: consegue formar fibras e feixes de colágeno no organismo e desempenha o papel de dar resistência aos tendões e elasticidade à derme, resultando em uma pele mais saudável e jovem;
- colágeno tipo 2: é semelhante ao tipo 1, mas sua atuação é voltada para auxiliar as articulações e cartilagens, dando suporte e resistência às regiões que sofrem grandes pressões.
Para que serve o colágeno tipo 2?
O colágeno tipo 2 ajuda as regiões articulares e a cartilagem a sofrerem menos impactos, devido aos vários movimentos corporais, colaborando na prevenção de possíveis lesões ou desgastes.
Isso acontece devido às propriedades do colágeno que, ao aumentar a elasticidade e firmeza das articulações, promove um “efeito mola”, que amortece o impacto entre o osso e a cartilagem.
O tipo 2 pode ser indicado para auxiliar tratamentos de doenças reumáticas, para aliviar os sintomas e pode retardar o processo de envelhecimento.
Benefícios do colágeno tipo 2
Os benefícios do colágeno tipo 2 abrangem muitas partes do corpo, tendo efeitos terapêuticos importantes que influenciam positivamente no desenvolvimento, manutenção e formação dos tecidos conjuntivos
Ajuda a reduzir dores nas articulações
As dores articulares podem ser desencadeadas pela falta de colágeno no corpo, processo de envelhecimento ou doenças, como artrite, osteoartrite e fibromialgia.
O colágeno tipo 2 pode ajudar a reduzir as dores e inflamações, ao conseguir fortalecer as articulações, dando resistência e elasticidade. Ele é um ótimo colágeno para ossos, porque ajuda a prevenir a osteoporose e fortalece o esqueleto.
Fortalece a saúde dos joelhos
Os joelhos sustentam a maioria do peso corporal e tendem a receber uma carga alta de pressão, podendo sobrecarregá-los. O colágeno tipo 2 contribui com a saúde dos joelhos, dando mais força, auxiliando na prevenção e redução de inflamações e desconfortos nesta região.
Previne desconfortos musculares
Embora ainda existam poucos estudos na área, alguns profissionais dizem que o colágeno tipo 2 auxilia a retardar o processo de envelhecimento do corpo, podendo colaborar na saúde dos músculos.
Assim, ao colaborar com as articulações, cartilagem e musculatura, proporciona mais mobilidade e flexibilidade na locomoção.
Recuperação após exercício físico intenso
Já em relação aos exercícios físicos, o consumo do colágeno tipo 2 exerce efeitos positivos referente a proteção e recuperação de tecidos após a realização de treinos intensos e atividades cardiovasculares.
Perguntas frequentes sobre o colágeno tipo 2 e seu uso diário
Quanto tempo o colágeno tipo 2 leva para fazer efeito?
A partir dos 25 a 30 anos, a produção natural do colágeno começa a declinar, tornando necessária uma suplementação contínua da proteína.
Sendo assim, uma das perguntas mais comuns é: por quanto tempo devo tomar colágeno para surtir efeito? Isso pode variar conforme o caso e a orientação profissional. Entretanto, de forma geral, os resultados podem ser notados após 3 meses de consumo diário.
Qual a dosagem recomendada de colágeno tipo 2 e melhor horário para tomar?
A forma de tomar colágeno é simples. Basta adicionar a quantidade recomendada por dia, de 40 mg, na água ou leite. Em relação ao melhor horário para tomar colágeno tipo 2, o ideal é entre as refeições, para não atrapalhar a absorção da proteína.
Esse tipo de colágeno é seguro para todas as idades?
A partir dos 19 anos, o colágeno tipo 2 pode ser inserido na rotina, mediante acompanhamento profissional, para complementar a alimentação. Embora seja voltado às articulações e cartilagens, a suplementação do colágeno tipo 2 é segura para todas as idades.
Existem possíveis efeitos colaterais do colágeno tipo 2?
Apesar de ser seguro, é possível haver efeitos colaterais com a suplementação do colágeno tipo 2.
Eles geralmente são manifestados conforme o organismo ou excesso de uso, e costumam ser reações leves como náuseas, diarreia ou constipação.
Por isso, atenção com a dosagem indicada! Se apresentar qualquer sintoma, suspenda o uso e procure um médico especialista.
Qual o melhor colágeno tipo 2 para as articulações?
O melhor colágeno tipo 2 é aquele que possui uma formulação mais completa e seja adequado para as suas necessidades. É ideal que ele tenha:
- vitaminas que fortalecem o organismo;
- ingredientes de qualidade;
- liberação da ANVISA.
Sabia que a Renova Be possui um colágeno tipo 2 completo para cuidar da sua saúde? Conheça mais sobre esse suplemento perfeito para o seu corpo!
Colágeno tipo 2 Renova Be: completo e perfeito para a sua rotina!
Na Renova Be, você encontra o colágeno tipo 2 Active Plus, composto com vitaminas e nutrientes que potencializam seus benefícios ao corpo, proporcionando mais flexibilidade e saúde às articulações.
O colágeno tipo 2 Active Plus Renova Be é produzido com os melhores ingredientes, 100% naturais e possui selo de qualidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que garante a segurança e eficácia do produto.
Venha cuidar do seu corpo com o colágeno tipo 2 da Renova Be!
Referências e estudos
Uso de colágeno no tratamento de doenças osteoarticulares: uma revisão integrativa
Análise da Carga Mecânica no Joelho Durante o Agachamento
Peptídeos de Colágeno Combinado ao Tipo II na Dor Articular do Idoso
Efeito da suplementação de colágeno na estética da pele: uma revisão de literatura