Hoje em dia, muito se fala sobre a reposição do colágeno no organismo para manter uma pele saudável, cabelos e unhas mais bonitos, mas, você conhece a importância do colágeno para as articulações? Depois dos 25 anos, a produção dessa proteína de forma natural do organismo diminui e, sentimos as mudanças em aspectos físicos no nosso dia a dia.
A falta do colágeno faz toda essa diferença, por que é uma das proteínas mais importantes do organismo. Podemos encontrar o colágeno em diversas áreas do corpo, desde cabelo, unhas, pele, além de ser um componente essencial dos tecidos, cartilagens e articulações.
Mas, mesmo com sua produção diminuindo, essa proteína segue sendo essencial para o bom funcionamento do organismo, não apenas para a beleza, mas para a saúde também. Pensando nisso, ao suplementar a substância em busca de uma vida mais equilibrada e saudável, a gente te conta tudo o que você precisa saber.
Sumário
ToggleComo o colágeno funciona nas articulações?
Antes de escolher qual o melhor colágeno para as articulações, é preciso entender como ele funciona no corpo. Essa proteína é uma das principais fontes de elasticidade, resistência da pele e construção das fibras que fortalecem os tecidos e músculos.
Nosso corpo, principalmente a parte das articulações, precisa de elasticidade e sustentação para poder funcionar de maneira mais efetiva e, sem causar dores. Dessa forma, o colágeno tem um papel muito importante em nossa mobilidade, uma vez que com tal elasticidade é possível que o corpo possa se movimentar sem que haja um atrito entre os ossos.
Ou seja, se você tem sentido algumas dores nas articulações, pode ser falta da quantidade adequada de colágeno no seu corpo.
Quais os principais elementos do colágeno?
Existem, pelo menos, 29 tipos de colágeno e cada um tem seu próprio elemento e função no corpo. Mas, sua composição geral, por ser uma proteína, é formada por grande quantidade de aminoácidos, como glicina, lisina e prolina, células que auxiliam na síntese do colágeno.
Os mais comuns e encontrados no organismo são os tipos 1, 2 e 3. Cada um tem sua própria função, sendo o tipo 2, o que mais auxilia na cartilagem articular. Esse tipo de colágeno auxilia na absorção do impacto e na melhor distribuição da proteína nas articulações.
Dessa forma, é essencial proteger as articulações de pressões e impactos que o corpo sofre, como é o caso de quem quer se prevenir das limitações que o envelhecimento pode trazer.
Pessoas que sofrem com obesidade, dores articulares ou sofreram lesões de exercícios físicos intensos e repetitivos também podem encontrar uma saída na reposição de colágeno.
Como escolher o melhor colágeno?
O conceito de melhor colágeno pode variar de acordo com o que você precisa e qual é a sua necessidade no momento. Como dito acima, existem quase 30 tipos de colágeno e, cada um possui uma função específica para uma parte do corpo, da saúde, ou até mesmo da beleza.
Antes de você começar a sua suplementação com o colágeno, é preciso entender, junto a um médico ou profissional especializado, qual é o seu objetivo com a reposição dessa substância no corpo.
Devido à sua composição, o melhor colágeno para as articulações é o tipo 2, pois sua forma natural também é encontrada nesta área do corpo. Então, o suplemento com o produto pode auxiliar na promoção do colágeno perdido, ajudando o metabolismo a repor essa proteína.
O colágeno tipo 2 é indicado para evitar lesões comuns das articulações, como artrite e artrose. Seu efeito é ainda mais potencializado quando, no suplemento, há peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1 em sua composição.
Quem pode usar o colágeno tipo 2 para este tipo de problema?
Sofrer com dores nas articulações é algo que não precisa ser comum só por que o tempo está passando. Afinal, não é porque a produção de colágeno está diminuindo que você precisa passar seus dias com incômodos e dores no corpo.
Como você viu, o colágeno tipo 2 é o melhor para quem sofre com as dores nas articulações, uma vez que estimula a elasticidade e evita um atrito entre os ligamentos.
Pode ser utilizado como um aliado nos tratamentos de doenças como artrite, artrose, ou até mesmo em pacientes que sofrem com osteoporose e osteoartrite. A proteína alivia os sintomas das dores e também apresenta um efeito de proteção na cartilagem.
Como usar o colágeno para articulação no seu dia a dia?
Para inserir a suplementação de colágeno tipo 2 para articulação no seu dia a dia, é preciso seguir a recomendação indicada de um profissional especializado. Assim, você não ultrapassa a dosagem adequada, a fim de evitar os possíveis efeitos colaterais.
Pode ser ingerido em qualquer horário do dia, mas o ideal é que não seja consumido junto às principais refeições, pois pode competir com a absorção dos nutrientes e atrapalhar a suplementação. Então, tomar o colágeno durante à noite ou no café da manhã são ótimas opções.
A suplementação pode ser feita em forma de cápsula ou em pó. Além disso, a recomendação geral é que essa dosagem não ultrapasse 40mg de colágeno tipo 2 ao dia.
Conclusão
O colágeno é essencial para o bom funcionamento do corpo, não apenas na área de estética e beleza. Apesar de ser uma proteína naturalmente produzida pelo organismo, com a sua diminuição da produção, a suplementação é muito indicada em diversos casos — principalmente a quem sofre de complicações nas articulações, como artrite ou artrose.
Então, confira os produtos da Renova Be e encontre o colágeno tipo 2 para aumentar o metabolismo e produção da proteína no corpo, evitando as dores e incômodos causados pela falta de elasticidade nas cartilagens.