Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Colágeno hidrolisado: qual o melhor? Veja as melhores dicas!

Mulher jovem de roupão branco tomando colágeno hidrolisado
Entenda tudo sobre colágeno hidrolisado e faça a melhor escolha.

O colágeno influencia diretamente no aspecto e na saúde da pele, ajudando a preservar a jovialidade com a hidratação, sendo um grande aliado no combate ao envelhecimento. Mas, entre diferentes tipos de colágeno hidrolisado, qual é o melhor para suprir a sua necessidade?
Importante para a construção e estrutura dos tecidos conjuntivos, como cartilagens, órgãos e tendões, essa proteína é muito presente em diversas funções e áreas do corpo, mas é necessário saber qual o melhor para cada caso.

O que é o colágeno hidrolisado?

Antes de falar do tipo hidrolisado, é importante esclarecer que o colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo nosso organismo.
Ela é responsável por fornecer rigidez e estabilidade às estruturas dos tecidos conjuntivos, dando resistência, firmeza e elasticidade. É parte fundamental para a própria sustentação do corpo, e também auxilia no bom funcionamento de diversas funções no metabolismo.
O tipo hidrolisado age de forma mais concentrada, ou seja, tem atuação direcionada àquela parte do corpo que esteja mais precisando do nutriente. Isto é, essa proteína é conduzida pelo próprio organismo até a região que apresenta uma maior carência, e, dessa forma, realiza a reposição.
É importante destacar que a produção natural da proteína tende a diminuir. O início da fase de redução começa a partir dos 25 anos.
O colágeno hidrolisado pode ser uma excelente opção de suplementação para essa faixa etária, auxiliando na saúde de forma geral. Além disso, é indicado para pessoas que visam ganhar massa muscular ou perder gordura, por elevar a dose diária de proteínas ingeridas.

Como o colágeno hidrolisado é produzido e por que é absorvido com mais facilidade?

O colágeno hidrolisado é denominado um suplemento biodisponível e seguro. É formado por um mix de peptídeos de colágeno somados a uma massa molecular reduzida.
A obtenção do tipo hidrolisado acontece por meio da degradação da proteína nativa da pele de bovinos, suínos ou peixes. Esse processo é conhecido como hidrólise química e enzimática, no qual ocorre a quebra da proteína. Neste caso, o colágeno nativo, que é insolúvel, se transforma em partículas menores, mais solúveis e digeríveis.
Assim, com a redução do tamanho da molécula da proteína, a absorção pelo organismo é feita de forma mais rápida e eficaz.

Qual a diferença entre colágeno hidrolisado e peptídeos de colágeno bioativos?

Apesar de ambos fornecerem muitos benefícios ao organismo e à saúde da pele, eles apresentam uma diferença em relação ao uso.
Os dois tipos de colágenos passam pelo processo de hidrólise, mas os peptídeos de colágeno são quebrados em pedaços ainda menores e iguais, fazendo com que a absorção seja mais rápida e mais eficiente pelo organismo.
Para ficar mais fácil distingui-los, é possível pensá-los da seguinte forma: os peptídeos têm a ação mais direcionada em regiões específicas (pele, cabelos e unhas). Já o hidrolisado possui uma atuação ampla, atingindo o corpo inteiro e agindo apenas em áreas que demandam a reposição dessa proteína.

Quais são os benefícios do colágeno hidrolisado?

Os benefícios do colágeno hidrolisado abrangem tanto a parte estética, já que ajuda a pele a ficar com aspecto mais saudável, bonito e jovial, quanto a saúde corporal. A seguir, confira alguns deles:

— fornece elasticidade e firmeza à pele;
— ajuda a fortalecer as articulações e cartilagens;
— auxilia o crescimento saudável e forte dos cabelos e unhas;
— agrega resistência e elasticidade aos músculos, tendões e ligamentos;
— combate e ajuda na prevenção do envelhecimento precoce da pele;
— contribui com o aumento de massa muscular;
— facilita a perda de gordura corporal;
— possui propriedades antioxidantes;
— auxilia na prevenção e tratamento de problemas articulares (osteoporose).

Como escolher o melhor colágeno hidrolisado?

A escolha do melhor tipo de suplementação de colágeno hidrolisado será aquela que se encaixar nas necessidades, ou seja, dependerá da razão pela qual é preciso consumir a proteína.
Outra dica importante é se atentar aos ingredientes da suplementação de colágeno. Prefira escolher produtos que contenham componentes que agreguem mais benefícios, sejam naturais e auxiliem na potencialização da ação da proteína, por exemplo, com vitaminas A e C, zinco e ácido hialurônico.
Na sequência, separamos alguns assuntos principais no qual ele oferece vantagens no uso diário.

Colágeno para pele e unhas

Para quem busca mais saúde e benefícios para pele, cabelos e unhas, o ideal é escolher os peptídeos de colágeno, por fornecerem melhores benefícios direcionados a essas regiões.
Eles também podem auxiliar a estética da pele, promovendo mais elasticidade, firmeza e hidratação cutânea, além de fortalecer os fios de cabelos e as unhas, favorecendo o crescimento saudável.
Além disso, eles auxiliam no combate, tratamento e prevenção do envelhecimento, diminuindo a aparência de rugas, linhas de expressão e celulites.

Colágeno para musculação

Para auxiliar na saúde e manutenção dos músculos, o colágeno hidrolisado tipo 1 é o mais recomendado. Isso porque ele estimula o ganho de massa muscular e contribui para a prevenção de perda muscular.
É importante informar que a perda muscular acontece naturalmente. Por isso, o colágeno hidrolisado tipo 1 pode ser indicado para idosos ou pessoas com baixa quantidade de proteína na alimentação.
Além disso, pode ser usado como complementação no tratamento de processo de cicatrização.

Qual é a dosagem diária recomendada?

A dosagem recomendada do colágeno hidrolisado é de 10g por dia, sendo misturado em 150 ml de água ou leite. No entanto, a medida pode variar conforme a necessidade individual, porque cada organismo possui níveis diferentes de carência da proteína e necessidade.
O único colágeno Renova Be com essa tecnologia é o Lac&Gest, recomendado para gestantes e lactantes, por isso, é de extrema importância que, ao utilizá-lo, seja sob supervisão de um médico ou nutricionista para identificar a dose ideal e o objetivo da suplementação.
Além disso, não existe um melhor horário para tomar o colágeno hidrolisado. A única ressalva sobre o consumo é não tomar junto às refeições, pois isso pode prejudicar a absorção da proteína pelo organismo.

Quais são os tipos de colágeno hidrolisado? Qual é o mais indicado?

Como vimos, o colágeno hidrolisado é um suplemento que atua em diversas partes do corpo, que auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico e intestinal, por exemplo, além de favorecer no aspecto da saúde da pele e de outros tecidos conjuntivos.
Embora seja muito eficiente e com uma ação ampla, existem diferentes tipos de colágeno hidrolisado disponível para o consumo. E, agora, qual escolher?

Colágeno hidrolisado tipo 1

Esse tipo de colágeno é o mais encontrado, abundantemente, no corpo. Ele é responsável por fornecer resistência aos tendões e dar elasticidade à pele, sendo indicado para manter a pele mais saudável e jovem.

Colágeno hidrolisado tipo 3

O hidrolisado tipo 3 é muito comum de ser encontrado na pele, principalmente dos órgãos internos (útero e intestino), sendo recomendado à saúde de todo o corpo, inclusive estética, porque agrega benefícios a ambas as partes.

Quais são os possíveis efeitos colaterais do consumo de colágeno hidrolisado?

O colágeno hidrolisado é um alimento funcional, sendo considerado seguro para consumo. Assim, o produto pode ser inserido normalmente na rotina e dieta de mulheres, homens e idosos, acima dos 19 anos. Dessa forma, ele ajuda a proporcionar mais qualidade de vida e sensação de bem-estar no dia a dia.
Entretanto, a ingestão exagerada pode trazer algumas adversidades à saúde, como azia. Outro ponto relevante é observar a composição do produto, caso seja alérgico a algum dos ingredientes, evite o consumo.

Por que o colágeno hidrolisado da Renova Be é o melhor do mercado?

A Renova Be possui o Lac&Gest com os peptídeos PepTan que utiliza o colágeno hidrolisado e ingredientes 100% naturais, selecionados e de alta qualidade, pensado para oferecer o melhor produto aos clientes, com eficácia e sem efeitos colaterais.
Indicado para gestantes e lactantes, seu consumo diário ajuda na inserção de todos os benefícios que o colágeno possui — saiba mais aqui —, e contribui na promoção da saúde e do bem-estar do corpo da mamãe e do bebê.

Deixe seu comentário